BLOG

Acompanhe dicas de saúde, nutrição e bem-estar em nosso Blog.

É possível cuidar da saúde mental por meio da leitura? Saiba mais!

junho 29, 2021 0
shutterstock_397255312.jpg

A leitura pode ser uma ótima ferramenta para cuidar da saúde mental, principalmente, neste período de pandemia. Diante do isolamento físico, adotar hábitos que proporcionam relaxamento e prazer são de grande valia. Estudo realizado pela Academia Americana de Neurologia mostra que praticar o hábito de ler ao longo da vida tem associação com o retardo de declínios cognitivos em idades avançadas, além de evitar o surgimento de doenças neurológicas, como por exemplo, o Alzheimer. 

Para te mostrar a importância da leitura e como adotá-la em sua rotina nós, do Blog da Medquimheo, produzimos este conteúdo especial. Continue lendo para conferir!

Veja também –  Ansiedade: saiba como lidar durante o isolamento

📚 Quais são os benefícios da leitura?

A leitura pode ser benéfica para várias áreas da vida, inclusive para cuidar da saúde mental. O hábito de ler também é capaz de auxiliar no aumento da criatividade e armazenamento de informações. Para os leitores de longas datas, esses efeitos são ainda mais notáveis, é o que diz a pesquisa publicada no periódico Creativity Research Journal. Outro dado interessante aponta aumento da empatia em pessoas engajadas com livros de ficção literária, o que pode promover maior consciência social e respeito ao próximo.

📖 Com incluir a leitura na rotina?

Assim como os exercícios físicos, a leitura é uma atividade que deixa a mente em movimento. Por isso, ela deve ser inserida no dia a dia. Para te ajudar, separamos 5 dicas de como se tornar um leitor assíduo e deixar a sua rotina mais leve e repleta de novas histórias.

⏰ Escolha o melhor horário! Para que a leitura seja produtiva é de suma importância escolher um período do dia em que esteja desperto, para que assim, todos os detalhes da história sejam retidos;

📕 Tenha sempre um livro por perto. Mesmo com a rotina corrida, é possível encontrar um período, ainda que curto, para se dedicar à leitura. Durante o intervalo do trabalho, à espera do transporte e antes de dormir são momentos que podem ser aproveitados;

😍 Opte por temas de seu interesse, pois ler sobre o que gosta é mais atraente no início, até que se torne um hábito. Por outro lado, instigar a curiosidade com temas diferentes te provocam a continuar descobrindo sobre diversos assuntos, antes desconhecidos;

📈 Estabeleça metas de leitura. Para que ler se torne um hábito, é fundamental alinhar objetivos. Comece devagar, com poucas páginas por dia e, aos poucos, aumente os desafios, até finalizar o livro e partir para outro;

👩🏼‍💻 Compartilhe a sua experiência literária. Falar sobre a história lida com outras pessoas ajuda a cumprir o compromisso da leitura, além de ampliar a visão e enxergar pontos de vista diferentes de outros leitores.

A pandemia nos mostrou que é possível se divertir em casa e com segurança. A leitura é uma atividade solitária, mas que pode ser ferramenta de relaxamento e cuidado para quem a pratica.

💡 Conheça nosso blog!

Aqui em nosso Blog sempre encontrará materiais relevantes para mais saúde e qualidade de vida. Confira outros conteúdos que podem ser de seu interesse:

Dicas para manter a qualidade de vida e a saúde mental na quarentena

5 dicas sobre o que fazer em casa durante a quarentena

Fonte: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).


Deixe um comentário

Campos obrigatórios estão marcados com *