BLOG

Acompanhe dicas de saúde, nutrição e bem-estar em nosso Blog.

Você sabia? Amamentar previne o câncer de mama

maio 10, 2017 0
amamentar-previne-cancer-de-mama.jpg

O aleitamento materno é um momento de troca de carinho e afeto entre as mães e seus filhos, sendo imprescindível para a saúde dos bebês. Porém, o que muitas mulheres não sabem são os benefícios que a amamentação traz às mamães: ela é capaz de reduzir os riscos do câncer de mama!

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), este tipo de tumor responde por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, aponta o instituto.

De acordo com o nosso mastologista e ginecologista aqui da Medquimheo, Cleverson Gomes do Carmo Jr., o motivo pelo qual amamentar reduz o risco deste tipo de câncer está relacionado às alterações hormonais durante a lactação. “Elas reduzem a exposição a hormônios como o estrogênio, que é capaz de promover o crescimento de células de câncer de mama”, detalha.

Quando a mulher amamenta, as células mamárias se ocupam com a produção de leite e se multiplicam menos, o que reduz o risco de contrair a doença. Quanto maior o tempo que a mulher amamenta, maior é a proteção contra o câncer de mama.

amamentar-previne-o-cancer-de-mama

Por que amamentar previve o câncer de mama?

A amamentação renova o tecido mamário, podendo auxiliar na remoção de células com danos ao DNA. Um estudo publicado pela The Lancet, uma das revistas médicas mais conceituadas do mundo, constatou que para cada ano de amamentação o risco de desenvolver câncer de mama diminui 4,3%. O estudo mostrou, ainda, que o aleitamento materno previne mais de 800 mil mortes infantis e até 20 mil óbitos por câncer de mama a cada ano no mundo.

Aqui na Medquimheo você pode contar com uma equipe de mastologistas prontos para realizar o tratamento contra o câncer em Vitória. Amamente e previna-se!


Deixe um comentário

Campos obrigatórios estão marcados com *