BLOG

Acompanhe dicas de saúde, nutrição e bem-estar em nosso Blog.

Você sabe o que é câncer?

junho 25, 2015 0
o-que-e-cancer-1.jpg

 

O que é câncer?

Nós, seres humanos, possuímos um corpo formado por células. Essas células crescem e se dividem. Mas quando um grupo de células de um órgão ou tecido passa a crescer de forma desordenada, surge o câncer. Essa palavra abrange um grupo de quase 200 doenças de causas variadas. Muitas vezes, ele se espalha pelo corpo de forma agressiva e incontrolável.

Quando não tratados, as células que causam o câncer podem se espalhar para diversas partes do corpo, processo conhecido como metástase.

Tipos de câncer

O câncer pode atingir qualquer parte do corpo, mas algumas áreas costumam ser mais afetadas do que outras. O câncer de mama, o câncer de colo de útero, o câncer de próstata, o câncer de pulmão e o câncer de pele estão entre os tipos mais comuns. Esses tipos podem ser divididos em categorias gerais, são elas:

  • Carcinoma quando nasce em tecidos como pele ou mucosas;
  • Sarcoma se tem início nos ossos, músculos e cartilagens;
  • Leucemia quando começa nos glóbulos brancos;
  • Linfoma e Mieloma se começam em células do sangue relacionadas ao sistema imunológico;
  • Cânceres do sistema nervoso central quando começam nos tecidos do cérebro e na medula espinhal.

Tratamentos para o câncer

Caso o câncer seja diagnosticado, o médico discutirá com o paciente qual é o melhor e mais adequado tratamento para o tipo de câncer. Entre os principais tratamentos estão a cirurgia, a quimioterapia e a radioterapia. Mas eles também podem ser tratados por meio da hormonioterapia e da imunoterapia.

A cirurgia é a modalidade mais definitiva e é utilizada, geralmente, quando o tumor é descoberto em fase inicial e existem condições favoráveis para a retirada. A radioterapia é utilizada em tumores localizados ou para aqueles que costumam retornar ao mesmo local após uma retirada por cirurgia.

A quimioterapia faz uso de remédios potentes para destruir, controlar ou inibir o crescimento das células que estão doentes. Dessa forma, o câncer para de se desenvolver e não pode se espalhar para outras áreas do corpo.

Diagnóstico precoce

Quanto antes o câncer for descoberto, maiores são as chances de cura. Por isso é importante que fatores de risco sejam considerados e, a partir de qualquer sintoma, o médico deve ser consultado. Ele indicará os procedimentos corretos tratar o câncer!


Deixe um comentário

Campos obrigatórios estão marcados com *