BLOG

Acompanhe dicas de saúde, nutrição e bem-estar em nosso Blog.

Férias: Viagens longas podem ocasionar o desenvolvimento de trombose

dezembro 5, 2014 0
Viagens_longas-trombose.jpg

Nesta época de férias, passar horas na cadeira do avião, carro ou ônibus apresenta um perigo. O risco é o de desenvolver a trombose. Quem já teve o problema também está suscetível a desenvolvê-lonovamente, caso não tome as medidas cabíveis de prevenção. A doença está relacionada à formação de coágulos no interior das veias profundas. Atinge, principalmente, membros como a coxa e a batata da perna.

Alessandra Nunes Prezotti, Hematologista da Medquimheo, explica que usar meias elásticas durante a viagem ajuda a prevenir o transtorno. Há opções específicas no mercado. Entre elas está a meia anti-trombo, que melhora o retorno venoso. “Movimentar as pernas e beber bastante água também são iniciativas que auxiliam. Durante as viagens, com mais de 4 horas de duração, principalmente as de avião, é preciso, ainda, evitar remédios para dormir. Em lugares em que a área para o descanso é reduzida, ao cair no sono o passageiro fica impossibilitado de fazer movimentos com as pernas, o que pode impulsionar o surgimento da trombose”, orienta.

A especialista alerta ainda sobre os sinais da trombose. Os primeiros são: inchaço e dor nas pernas. “Vermelhidão, sensibilidade e pele que parece quente ao toque são outros sintomas”, pontua.


Deixe um comentário

Campos obrigatórios estão marcados com *