BLOG

Acompanhe dicas de saúde, nutrição e bem-estar em nosso Blog.

Viagens longas podem causar trombose. Como prevenir?

janeiro 2, 2019 0
trombose-medquimheo.jpg

Com a chegada do fim do ano, muitas pessoas já começam a escolher o destino da viagem de férias. Mas, você sabia que passar horas sentado em aviões, carros ou ônibus pode causar trombose? Mas fique tranquilo: a Medquimheo vai te ajudar a entender um pouco mais sobre essa doença e como preveni-la. Continue acompanhando!

Afinal, o que é a trombose?

Relacionada a formação de coágulos nas veias profundas, a trombose atinge, principalmente, os membros inferiores como a coxa e a batata da perna. Esses coágulos bloqueiam o fluxo de sangue, causando inchaço e dor na região. Entre os principais sinais da doença estão vermelhidões e sensibilidade na pele.

Riscos em viagens longas

Permanecer sentado por muito tempo, principalmente em viagens de carro, ônibus ou avião, pode impulsionar o surgimento da trombose, pois, quando as pernas ficam na mesma posição por um tempo prolongado, os músculos não se contraem e dificultam a circulação sanguínea.

“A trombose está diretamente relacionada a ficar muito tempo parado, na mesma posição. Em viagens de mais de quatro horas de duração, o passageiro fica impossibilitado de movimentar as pernas e aumenta o risco do surgimento da doença”, explica Alessandra Nunes Prezotti, hematologista da Medquimheo.

Para evitar o problema, algumas medidas de prevenção podem ser tomadas durante as viagens. Entre elas, beber bastante água, evitar remédios para o sono e bebidas alcoólicas, além de usar roupas confortáveis e meias de compressão.

“O uso das meias melhoram o retorno venoso e, consequentemente, a circulação sanguínea. Há opções específicas no mercado, mas é importante que o usuário procure um profissional que fará a indicação correta”, completa a hematologista.

Quem já teve a doença também está suscetível a desenvolvê-la novamente, caso não tome as medidas cabíveis de prevenção.

Fonte: Alessandra Nunes Prezotti, hematologista – CRM: 6782 ES


Deixe um comentário

Campos obrigatórios estão marcados com *