BLOG

Acompanhe dicas de saúde, nutrição e bem-estar em nosso Blog.

Verão: atenção redobrada para evitar o câncer da pele

janeiro 20, 2021 0
cuidados-verao-1-1200x649.jpg

O Brasil é um país de clima tropical e a exposição solar aumenta no período do verão. Nesse sentido, é necessário redobrar os cuidados de proteção à  pele para evitar o surgimento do câncer da pele que, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), corresponde a cerca de 33% de todos os diagnósticos da doença registrados no Brasil.

Neste post vamos te explicar quais hábitos adotar para preservar a saúde da pele. Confira! 

Os riscos da exposição excessiva ao sol

De acordo com a Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), as crianças se expõem anualmente ao sol três vezes mais que os adultos, em razão das atividades ao ar livre. Essa exposição cumulativa durante os 20 primeiros anos de vida pode aumentar os riscos de desenvolvimento do câncer da pele na fase adulta. 

A dermatologista da Medquimheo, Mary Lane Nemer, explica que a fase da infância e adolescência são as fases mais vulneráveis aos efeitos nocivos do sol. 

“Como as crianças e adolescentes se expõem de forma mais frequente ao sol, a família deve se atentar às medidas preventivas para proteger a pele e evitar danos na fase adulta, como o surgimento do câncer da pele.”

– Dra. Mary Lane Nemer

Quais medidas adotar para se prevenir?

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), fazer uso do protetor solar durante os primeiros 18 anos de vida, tem demonstrado prevenir o surgimento do câncer da pele em até 78%. Outros hábitos durante a exposição solar também auxiliam na proteção da pele. Confira alguns:

  • Evitar exposição ao sol nos períodos de de raios solares mais intensos, das 10h às 16h;
  • Utilizar filtro solar todos os dias, mesmo quando estiver nublado;
  • Usar roupas que protegem contra os raios UVA e UVB, além dos acessórios fotoprotetores, como óculos escuro, chapéu;
  • Sempre procurar um lugar com sombra;
  • Hidratar-se com, no mínimo, 2 litros de água por dia;

#DicaMedquimheo: a qualquer sinal diferente no corpo, converse com o seu médico. O diagnóstico precoce do câncer da pele faz com que o tratamento seja mais leve e assertivo. 

Em estágios iniciais, o procedimento indicado para esse tipo de câncer é uma cirurgia oncológica para retirada da lesão e, em alguns casos, pode ser indicada a quimioterapia ou radioterapia. Mas fique tranquilo, se detectado rapidamente, a cura é totalmente possível.

Conheça nosso blog 

Nosso blog é repleto de posts para te manter sempre bem informado e atualizado. Aproveite mais conteúdos:

Câncer de pele: saiba tudo sobre uma das doenças mais comuns no Brasil 

Dica da nutricionista: Alimente-se bem no verão

Fonte: Dra. Mary Lane Nemer, dermatologista da Medquimheo, CRM ES 4381.