Câncer de próstata: vamos falar sobre a doença?

Curado recentemente do câncer de próstata, o ator americano Ben Stiller só tornou a informação pública agora, dois anos após ter descoberto o tumor. Ele preferiu manter a doença em sigilo durante o tratamento, mas resolveu falar sobre o assunto recentemente para fazer um alerta aos homens sobre a importância de se prevenir e realizar exames periodicamente.
O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma, que é o que mais atinge ambos os sexos. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), neste ano, são esperados mais de 61 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil, sendo 1.180 aqui no Espírito Santo.
O tumor se desenvolve quando células da glândula começam a se multiplicar e crescer de maneira descontrolada. Em muitos casos, esse crescimento é lento e a doença é assintomática, por isso o exame preventivo é tão importante. Em casos onde os sintomas aparecem, o paciente pode apresentar dificuldade para urinar, jato urinário fraco ou sensação de que a bexiga não foi bem esvaziada.
Importância dos exames
Através do exame Antígeno Prostático Específico (PSA, na sigla em inglês), Stiller conseguiu descobrir a doença ainda em estágio inicial, quando as chances de cura são de 90%, e agora, curado, trouxe sua luta à tona para alertar 3d vr glasses os homens a fazerem os exames. O toque retal, por exemplo, é o método mais importante no rastreamento do tumor, mais ainda é cercado por preconceito, o que acaba prejudicando o diagnóstico da doença.
Os exames preventivos PSA e toque retal devem ser realizados em homens a partir de 50 anos de idade, com exceção daqueles que tem casos de câncer de próstata na família, que devem realizá-los a partir dos 45 anos. Isso se deve ao fato de que, quando há história familiar de câncer de próstata, o risco de ter o tumor se torna de 3 a 10 vezes maior.
Novembro Azul
A conscientização sobre o câncer de próstata ganhou tanta força nos últimos anos que, acompanhado a criação da campanha Outubro Rosa – alerta para o câncer de mama –, agora também é celebrado o Novembro Azul.
Aqui na Medquimheo você encontra uma equipe de oncologistas especializados no tratamento do câncer em Vitória e Serra. Conte com nossa equipe para tirar suas dúvidas!