BLOG

Acompanhe dicas de saúde, nutrição e bem-estar em nosso Blog.

Tudo o que você precisa saber sobre o câncer de mama

março 24, 2016 0
cancer-de-mama-1.jpg
cancer-de-mamaO câncer de mama é um dos tipos de câncer que mais atinge as mulheres atualmente. É uma doença que surge a partir do crescimento desordenado de células que formam os tumores. Se não for tratado adequadamente, pode chegar a outros locais do organismo, dando origem às metástases.

Os principais sintomas do câncer de mama percebidos são sensibilidade e endurecimento na mama, auréolas, mamilos e axilas. Nem todas as mulheres sentem dor, por isso é muito importante estar atenta aos outros sintomas todas as vezes em que fizer o autoexame.

Diagnóstico

Quando descoberto em estágio inicial, o câncer de mama tem 95% de chance de cura. O diagnóstico é feito através do autoexame e mamografia. A melhor forma de fazer o autoexame é através da palpação da mama. O ideal é que seja feito em frente a um espelho, para que a mulher tenha uma visão melhor da mama.

Além do autoexame, é primordial o exame clínico. Este exame é feito por um médico, também através da palpação, para verificar o tamanho, textura, mobilidade e se há algum nódulo. A mamografia também é de extrema importância para o diagnóstico do câncer de mama. É o exame mais eficiente e a recomendação é que, a partir dos 40 anos, a mulher o faça anualmente.

Tratamento e prevenção

A melhor forma de prevenir o câncer de mama é através dos exames. É importante que a mulher faça o autoexame regularmente e conheça bem seu corpo, além de fazer a mamografia pelo menos uma vez por ano.

O tratamento do câncer pode ser feito através da quimioterapia, radioterapia, imunoterapia ou hormonioterapia; da quadrantectomia, em que apenas a área afetada da mama é retirada; e da mastectomia, cirurgia que retira o seio por completo. Quem vai determinar a melhor forma de tratamento para cada paciente é o médico.

Equipe Medquimheo

Nossa equipe é composta por dois mastologistas e três oncologistas altamente capacitados para diagnosticar a doença e dar toda assistência necessária durante o tratamento do câncer de mama, além de uma psicóloga para acompanhar a paciente ao longo deste processo.
Conte com a Medquimheo na luta contra o câncer!


Deixe um comentário

Campos obrigatórios estão marcados com *