BLOG

Acompanhe dicas de saúde, nutrição e bem-estar em nosso Blog.

Trombose: doença silenciosa que merece atenção

maio 19, 2017 0
trombose-medquimheo.jpg

Você sabia que 57% da população brasileira não reconhece os sintomas da trombose? Essa constatação foi feita pela pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), e mostra como é importante a conscientização sobre a doença.

A trombose é uma doença caracterizada pela formação ou desenvolvimento de um coágulo sanguíneo, conhecido como trombo. Quando o bloqueio do fluxo de sangue ocorre nas artérias, é conhecida como trombose arterial, e nas veias, é chamada de trombose venosa.

Entenda as causas da trombose

Pessoas com mais de 60 anos de idade são predispostas a ter o distúrbio, no entanto, há fatores de riscos que podem aumentar as chances de desenvolver a doença em qualquer idade. Imobilizações prolongadas e pós-operatórios, por exemplo, podem ser agravantes para o surgimento da doença.

A obesidade também é um fator de risco dessa doença! É o que explica a hematologista aqui da Medquimheo, Alessandra Prezoti. “É necessário cuidar da alimentação e praticar exercícios. Além disso, tabagismo, varizes, insuficiência cardíaca e hereditariedade também estão entre os fatores de risco”, detalha a especialista.

Conheça os sintomas

trombose-medquimheo

Embora seja uma doença silenciosa, ela pode apresentar alguns sintomas como dor intensa na região afetada, rigidez na musculatura, vermelhidão, aumento da temperatura e endurecimento da pele. Dor nas pernas, inchaço e sensação de queimação também são alguns sinais de alerta para a trombose.

Tratamento

O tratamento da trombose venosa geralmente é feito com anticoagulantes, que reduzem a viscosidade do sangue, para evitar a progressão da mesma, bem como o surgimento de um novo episódio.

Aqui na Medquimheo você encontra uma equipe completa de hematologistas para tirar suas dúvidas sobre a trombose. Caso sinta alguns dos sintomas, procure um médico!


Deixe um comentário

Campos obrigatórios estão marcados com *