BLOG

Acompanhe dicas de saúde, nutrição e bem-estar em nosso Blog.

Trombose: saiba o que é e como prevenir

março 7, 2016 0
trombose-o-que-e-prevencao-1.jpg

trombose-o-que-e-prevencaoA trombose é uma doença que se caracteriza pela formação de coágulos (trombos) em veias e artérias, que bloqueiam o fluxo sanguíneo normal e podem ser mortais caso o coágulo se solte e viaje até um órgão. Isso pode resultar em ataque cardíaco, derrame e tromboelismo venoso (TEV), que são as três principais causas de morte cardiovascular no mundo.

Nossa hematologista, Alessandra Prezoti, dá algumas dicas para quem deseja prevenir a trombose e garantir a qualidade de vida. “Temos que melhorar nossa qualidade de vida, com atividade física, melhor alimentação e controle do peso, além de nos avaliarmos individualmente”.

Outro fator de risco para a trombose, que atinge principalmente membros como a coxa e a batata da perna, é passar muito tempo sentado ou em uma mesma posição durante viagens ou outras atividades diárias. “Usar meias elásticas, movimentar as pernas e beber bastante água também são iniciativas que auxiliam a prevenir a trombose”.

Existem dois tipos distintos de trombose, a arterial e a venosa:

Trombose Arterial

Este é o tipo mais grave da doença, que acomete as artérias, vasos que levam o sangue do coração para todas as partes do nosso corpo. Com a formação do coágulo, o oxigênio fica impedido de chegar às células, o que pode provocar morte tecidual (infarto). Quando isso acontece no coração, temos o Infarto do Miocárdio. Quando ocorre nas artérias do cérebro, chama-se AVC (Acidente Vascular Cerebral) isquêmico.

Trombose Venosa

Este tipo é caracterizado pela formação dos coágulos nas veias, e pode ser dividido em duas categorias: a venosa profunda e a embolia pulmonar. A trombose venosa profunda (TVP) acontece quando o coágulo se forma nas veias profundas, normalmente nas pernas. A embolia pulmonar (EP) acontece quando o coágulo (trombo) de uma TVP se solta de uma parede da veia, viaja até os pulmões e bloqueia o fornecimento de sangue.

Sintomas

Os primeiros sintomas são silenciosos. Quando a trombose acomete as veias dos membros inferiores alguns sinais podem ser observados, como edema (inchaço), vermelhidão e aquecimento do local.

Tratamento

O tratamento é feito com o uso de remédios anticoagulantes para a desobstrução e controle dos trombos, e deve ser feita sempre sob orientação médica.

Cuide-se e conte com a Medquimheo para ajudar a manter a saúde sempre em dia!

Deixe um comentário

Campos obrigatórios estão marcados com *