BLOG

Acompanhe dicas de saúde, nutrição e bem-estar em nosso Blog.

Testes de Covid-19: entenda as diferenças entre os exames!

julho 23, 2020 0
testes-de-covid19-diferencas.jpg

A realização do teste da Covid-19 é uma medida de extrema importância para que as autoridades de saúde tenham controle da transmissão do vírus. A testagem de cidadãos permite aos governos terem uma dimensão real da propagação do coronavírus na sociedade, acompanhar as cadeias de transmissão da doença, detectar pacientes assintomáticos e identificar a transmissão do vírus por áreas geográficas e faixas etárias.

Com a autorização de novos tipos de testes da Covid-19, é comum o surgimento de dúvidas. Por isso, nós, do blog da Medquimheo, preparamos um conteúdo especial para te explicar as principais diferenças entre os exames. Continue lendo e confira!

Quais são os tipos de teste do coronavírus?

De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), atualmente, existem três tipos de testes para detectar a presença do vírus da Covid-19 no organismo das pessoas: teste por PCR para coronavírus, teste sorológico e teste rápido. São feitos a partir da coleta de uma amostra do paciente por secreções nasais, da garganta ou de sangue. A seguir, veja mais detalhes de cada um.

  • Teste por PCR para coronavírus

O teste por PCR para coronavírus, também chamado de RT-PCR, é um exame que identifica a presença do vírus no organismo por meio da coleta, com uso de swabs – cotonete estéril usado em exames microbiológicos, de secreções da orofaringe (garganta) e nasofaringe (nariz). O processo do exame consiste na introdução de um cotonete nessas regiões para a coleta de muco. Por isso, só pode ser realizado por profissionais da saúde treinados.

Para realizar o procedimento é necessário ter solicitação médica e o ideal é que este tipo de teste seja feito entre o 3º e o 7º dia após o início dos sintomas da doença. Quando feito no período indicado, a assertividade do exame chega a 70%. Dessa forma, o teste por PCR é o mais confiável para detectar a presença do novo coronavírus.

  • Teste sorológico

O teste sorológico detecta anticorpos específicos contra a Covid-19 que o nosso organismo produz em resposta à infecção viral, com objetivo de controlar e eliminar tanto o vírus como as células infectadas. É realizado por meio da coleta de sangue e o ideal é que seja feito em prazo mais extenso, pelo menos 14 dias após o primeiro sintoma, para a assertividade ser mais alta.

Vale ressaltar que, caso o resultado seja negativo ou não-reagente, o médico pode solicitar uma nova coleta. Isso acontece porque nem todas as pessoas que foram infectadas pelo coronavírus chegam a desenvolver anticorpos detectáveis pelos testes sorológicos de Covid-19 disponíveis, principalmente as que apresentam sintomas leves ou são assintomáticas.

  • Teste rápido 

O teste rápido para Covid-19 mostra o status imunológico de quem já teve o vírus ou foi exposto a ele. Ou seja, ele detecta se o organismo da pessoa já produziu os anticorpos depois da infecção pelo vírus. Utiliza uma amostra de sangue total e pode ser feito por meio de pequenas punções nas polpas digitais (como é feito nos exames de glicemia) ou coleta de sangue por punção venosa.

#DicaMedquimheo: a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) disponibilizou a lista de testes de Covid-19 aprovados. Vale a pena conferir!

Quando fazer o teste de Covid-19?

Segundo recomendações dos órgãos de saúde, o teste de Covid-19 deve ser feito apenas em pessoas que apresentem sintomas do coronavírus. É importante lembrar que para combater o avanço da doença é preciso a participação de todos, independente do resultado dos testes. Todos devem seguir as medidas de prevenção, como usar máscara de proteção sempre que for necessário sair de casa, higienizar as mãos constantemente, evitar aglomerações, respeitar o distanciamento físico e evitar contato com pessoas que apresentam sintomas gripais.

Conheça o blog da Medquimheo!

O nosso blog é recheado de posts incríveis para te manter sempre bem informado. Aproveite mais conteúdos:

Dicas para manter a qualidade de vida e a saúde mental na quarentena

Máscaras de proteção: entenda qual é o tipo ideal para cada ocasião

 

Fonte: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).


Deixe um comentário

Campos obrigatórios estão marcados com *