BLOG

Acompanhe dicas de saúde, nutrição e bem-estar em nosso Blog.

Tabagismo vai além do câncer de pulmão, sim!

setembro 5, 2018 0
tabagismo.jpg
 

O tabagismo vai além do câncer de pulmão. É um transtorno que pode acarretar em diversos efeitos maléficos à saúde em geral. A dependência psicológica e física do tabaco pode trazer consequências que custam caro. Neste post você vai entender o quanto o cigarro pode prejudicar seu bem-estar. Continue lendo!

É fácil entender por que o tabagismo causa problemas respiratórios: a fumaça tóxica que é inalada afeta os pulmões, fazendo com que várias substâncias prejudiciais fiquem armazenadas por ali. Porém, as mais de 4.700 presentes nesse produto também são carregadas por todo o corpo por meio da corrente sanguínea e absorvidas pelos fragmentos de DNA que compõem o organismo. Os danos causados pelo tabagismo podem demorar anos para se manifestarem, como é o caso do câncer.A dependência química também está ligada a problemas de saúde como: hipertensão arterial, aneurismas cerebrais e aórticos, derrames cerebrais, úlceras gástricas, úlceras na pele, catarata, osteoporose e muitos outros.

Doenças cardiovasculares e tabagismo

Você sabia que quem fuma tem até três vezes mais chances de sofrer um infarto do miocárdio, em comparação a um não fumante? É o que diz a Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). O cigarro estimula a produção de catecolaminas, substâncias que causam a contração dos vasos sanguíneos e aceleram o coração. Por isso o tabagismo também está relacionado a arritmias, insuficiência cardíaca e muitos outros problemas cardíacos.

Ao todo são mais de 50 doenças relacionadas ao fumo. E mesmo que o câncer não seja a única, é com certeza uma das mais preocupantes, afinal, a ocorrência do câncer relacionado ao fumo não se limita ao pulmão. O cigarro pode ser agente causador de diversos tipos da doença, como: câncer de boca, laringe, faringe, estômago, esôfago, pâncreas, rim, fígado, colo de útero, bexiga e até alguns tipos de leucemia.

É realmente assustador, não é mesmo? Por isso cuide do bem mais precioso que você tem em suas mãos: a vida! Nunca é tarde para começar uma rotina mais saudável! Acompanhe nosso Blog para mais dicas e conteúdos informativos!


Deixe um comentário

Campos obrigatórios estão marcados com *