BLOG

Acompanhe dicas de saúde, nutrição e bem-estar em nosso Blog.

Setembro Dourado: conscientização sobre o câncer infantojuvenil

agosto 31, 2020 0
campanha-setembro-dourado.jpg

O Setembro Dourado é um movimento nacional, que tem como objetivo conscientizar a população sobre o câncer infantojuvenil. É preciso alertar principalmente pais e profissionais da saúde sobre a importância do diagnóstico precoce, que pode aumentar as chances de cura em até 70%. Pensando na relevância desse debate, nós, do blog da Medquimheo, preparamos um conteúdo especial sobre o assunto. Para ficar bem informado, continue a leitura.

Quais os sintomas do câncer na infância e adolescência?

O diagnóstico do câncer é, na maioria das vezes complicado, e no caso do câncer infantojuvenil se torna ainda mais delicado, pois os sintomas podem ser confundidos com doenças comuns na infância. Mas é preciso que os familiares fiquem atentos a sinais, como:

  • Palidez excessiva;
  • Tosse persistente e/ou falta de ar;
  • Dores ósseas localizadas ou migratórias;
  • Febre sem causa aparente;
  • Fadiga;
  • Tontura e perda de equilíbrio;
  • Sangramento e inchaço de gengivas.

Mas é importante lembrar, que os indícios do câncer infantojuvenil não são padronizados e podem se apresentar de formas diferentes em cada paciente. Por esse motivo, qualquer sinal de mudança repentina é preciso procurar um especialista.

Qual pode ser a causa do câncer infantil?

Ao contrário da causa do câncer em adultos, o câncer infantil não está ligado ao modo de vida ou a hábitos ruins, como o tabagismo e a obesidade. Na maioria dos casos, são as mutações de células, que passam a se reproduzir de forma descontrolada, além dos casos hereditários, que são mais raros.

Apoie o Setembro Dourado!

O sucesso do tratamento oncológico infantojuvenil está diretamente ligado ao estágio em que a doença é diagnosticada e começa a ser tratada. Dessa forma, quando o identificação é precoce, as chances de cura são maiores.

Por esse motivo, é importante que todos tenham acesso à informação, para que crianças e adolescentes recebam o tratamento adequado de forma mais rápida e vivam com mais qualidade.

 

Conheça nosso blog!

O nosso blog é cheio de posts para te manter sempre bem informado. Aproveite mais conteúdos:

Menopausa e câncer: entenda a relação

Mitos e verdades mais comuns sobre o câncer

Fonte: Dra. Maria Magdalena Frechiani – oncologista pediátrica – CRM: ES 1677


Deixe um comentário

Campos obrigatórios estão marcados com *