BLOG

Acompanhe dicas de saúde, nutrição e bem-estar em nosso Blog.

Semana Mundial da Amamentação: ato pode prevenir câncer de mama

agosto 1, 2017 0
semana-mundial-amamentacao.jpg

Considerado um dos gestos mais bonitos que a mulher pode realizar, amamentar é um verdadeiro momento de troca entre mãe e filho. Na próxima terça-feira (01) começa a Semana Mundial da Amamentação, que há 25 anos tem o intuito de mostrar à sociedade a importância desse ato. Além dos benefícios à saúde dos bebês, amamentar ajuda a prevenir o câncer de mama.

De acordo com o ginecologista e mastologista aqui da Medquimheo, Cleverson Gomes do Carmo Jr., o motivo pelo qual amamentar reduz o risco deste tipo de câncer está relacionado às alterações hormonais durante a lactação. “Elas diminuem a exposição a hormônios como o estrogênio, que é capaz de promover o crescimento de células de câncer de mama”, detalha.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), este tipo de tumor responde por cerca de 28% novas ocorrências a cada ano. Até o fim de 2017, são esperados 57.960 casos novos de câncer de mama, com um risco estimado de 56,20 casos a cada 100 mil mulheres.

Tecido mamário

Nosso médico continua a explicar sobre a amamentação: ela renova o tecido mamário, podendo auxiliar na remoção de células com danos ao DNA. Um estudo publicado pela The Lancet, uma das revistas médicas mais conceituadas do mundo, constatou que para cada ano de amamentação o risco de desenvolver câncer de mama diminui 4,3%.

Importância da mamografia

Quando diagnosticado em fase inicial com o nódulo menor que 01 centímetro, as chances de cura do câncer de mama chegam até 95%. Tumores desse tamanho, no entanto, são pequenos demais para serem detectados pelo autoexame, mas são visíveis na mamografia, o que torna o exame ainda mais importante após os 40 anos de idade.

amamentar-previne-cancer-de-mama

Amamentar é fundamental não só para os filhos como também para as mamães. Continue acompanhando o nosso blog e obtenha informações sobre o câncer!


Deixe um comentário

Campos obrigatórios estão marcados com *