BLOG

Acompanhe dicas de saúde, nutrição e bem-estar em nosso Blog.

Seis tipos mais comuns de câncer na adolescência

janeiro 29, 2016 0
câncer-adolescente-1.jpg
cancer-adolescenteAo contrário do que muita gente pensa, o câncer não é uma doença exclusiva dos adultos! Durante o período da adolescência o organismo passa por diversas mudanças e é preciso estar atento aos sintomas, pois adolescentes também são alvos dos mais variados tipos de câncer.

Listamos abaixo alguns dos tipos mais frequentes durante a adolescência e seus principais sintomas:

Linfoma

Os linfomas atingem com mais frequência os gânglios linfáticos, amígdalas e também podem afetar a medula óssea. O linfoma se inicia nos linfócitos, células do sistema imunológico, e é caracterizado principalmente pela aparição de nódulos sob a pele do pescoço, axila ou virilha. Perda de peso, febre, sudorese e cansaço são outros sintomas desse tipo de câncer.

Leucemia

A leucemia é o câncer da medula óssea e do sangue. Os tipos mais comuns na adolescência e na infância estão associados ao crescimento rápido, podendo ser a leucemia linfoide aguda ou leucemia mieloide aguda. Os principais sintomas são cansaço, fraqueza, palidez, hemorragias, hematomas, febre, perda de peso e dores ósseas e articulares.

Tumores cerebrais

Os tumores cerebrais na adolescência podem aparecer em qualquer região do cérebro. O tratamento, muitas vezes, pode envolver a necessidade de cirurgias. Os principais sintomas são dores de cabeça, náuseas, vômitos, visão dupla, tonturas, convulsões e dificuldade nas funções motoras.

Câncer de osso

Também conhecido como sarcoma ósseo, o câncer de osso pode aparecer em músculos, ossos ou células gordurosas. É o tipo mais comum em adolescentes e é dividido em duas categorias: o osteossarcoma, que é mais comum em ossos longos, como o fêmur, tíbia e úmero, e Sarcoma de Ewing, que é mais frequente em ossos chatos, como os da bacia ou costelas. Os principais sintomas são dores ósseas, que se agravam com atividades físicas, e inchaços ao redor do osso.

Rabdomiossarcomas

Este tipo de câncer também é conhecido como sarcoma de partes moles, pois o principal alvo desses tumores são os músculos. Ele é mais comum nos músculos esqueléticos, que são os responsáveis pela locomoção do corpo e ficam sobre os ossos e cartilagens.

Câncer de pele

O câncer de pele também é um dos tipos que pode atingir os adolescentes, principalmente aqueles com a pele mais branca e que se expõem muito ao sol. Diagnosticar o tumor em estágio inicial aumenta bastante a chance de cura com o tratamento. O principal indício desse câncer é a aparição de uma nova pinta, ou uma já existente, que sofreu alteração no tamanho, forma ou cor, ou que apresente sangramentos e mais de uma cor.
Independente de idade, é importante estar sempre atento aos sintomas do câncer! Cuide da sua saúde e procure um médico sempre que notar algo diferente em seu corpo! Conte sempre com a Medquimheo na luta contra o câncer!

Deixe um comentário

Campos obrigatórios estão marcados com *