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Saúde mental: quais hábitos adotar para ter uma mente saudável?

novembro 3, 2020 0
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De acordo com dados do Ministério da Saúde, 9,3% da população sofre de ansiedade, o que representa 18,6 milhões de brasileiros. Outro dado alarmante, apresentado por meio de um estudo da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), mostra que os índices de depressão em mulheres com diagnóstico de câncer de mama aumentaram de 7% para 25%, o que evidencia a necessidade do cuidado com a saúde mental também durante o tratamento oncológico. Para alertar e conscientizar sobre a importância de cuidar da mente, nós, do blog da Medquimheo, preparamos um conteúdo especial. Continue lendo para conferir!

 Saúde mental e o tratamento oncológico

Diante de um diagnóstico de câncer, a saúde mental pode ficar em risco e, se prejudicada, pode interferir diretamente na qualidade de vida do paciente. Por isso, é preciso encontrar alternativas para que a saúde psíquica regulada durante o tratamento oncológico. Contar com a família e amigos é fundamental para fortalecer a autoestima do paciente, que passa a entender que sempre terá apoio na luta contra a doença.

 “Ter apoio social de qualidade traz benefícios para o enfrentamento da doença. Corpo e mente estão sempre interligados e uma saúde mental bem cuidada reflete em resultados melhores dos tratamentos.”

–   Gabriela Simmer, psicóloga da Medquimheo 

Como manter a saúde mental durante a pandemia?

O cenário de pandemia que temos vivido nos últimos meses trouxe muita ansiedade, angústia, medos e incertezas. O resultado disso, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), é que além de lidar com o novo coronavírus, o mundo também enfrenta uma crise de saúde mental. Essa realidade pode ser ainda mais desafiadora para os pacientes oncológicos, porém a adoção de alguns hábitos pode ajudar a driblar a ansiedade e manter a mente saudável. Confira nossas dicas de como você pode cuidar da saúde mental na prática!

 –       Separe o trabalho do lazer

Durante a pandemia muitos trabalhos foram adaptados ao modelo home office e a casa se tornou um lugar de múltiplas tarefas. Nesse momento é preciso separar o espaço e tempo de trabalho e lazer, para que seja possível ser produtivo e também se desligar na hora do descanso. 

–       Pratique esportes

Com a supervisão de um médico, procure práticas de exercícios para se manter ativo fisicamente. Quando os esportes são incluídos à rotina podem auxiliar na queima de calorias e liberação de hormônios como a endorfina – responsável pelo prazer natural ao corpo.

 –       Exercite a mente

Assim como mover o corpo, exercitar a mente também é essencial. Ler, fazer palavras-chaves, jogos de memória, estudar novos assuntos e praticar habilidades, como tocar instrumentos, podem ser hábitos adotados no dia a dia para ajudar a ter uma mente mais ativa e saudável.

–       Desligue-se das redes 

O uso excessivo dos aparelhos eletrônicos traz consequências graves para a saúde mental. Aceitação externa e comparação com o irreal são algumas problemáticas provenientes da exposição constante às redes sociais. Por isso, administre seu tempo online! 

#DicaDaMedquimheo: a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com o Ministério da Saúde, criou uma cartilha com recomendações gerais de como manter a saúde mental durante a pandemia da COVID-19. Confira!

Conheça nosso blog!

O nosso blog é cheio de posts para te manter sempre bem informado. Aproveite mais conteúdos:

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Fonte: Ministério da Saúde.