Saiba o que é a síndrome “mão-pé”
Efeitos colaterais como a síndrome “mão-pé” podem ocorrer em pacientes em tratamento contra o câncer. O problema é devido à reação do organismo com o uso de alguns tipos de quimioterápicos. Dor, ressecamento e vermelhidão nas mãos e pés são os principais sintomas. Nos casos mais severos, bolhas e inflamações podem aparecer.
De acordo com o oncologista Sandro Borges, não são todos os medicamentos que causam esse transtorno. “O primeiro procedimento que o paciente deve tomar ao verificar os sintomas da síndrome é consultar o médico, para que, então, o especialista analise qual o procedimento adequado para o tratamento. Há situações em que a suspensão dos remédios é necessária. Nos casos mais graves, o uso de antibióticos pode ser necessário”, complementa.
Prevenção
O paciente deve usar hidratantes, principalmente, nas mãos. Optar por calçados confortáveis é uma boa pedida, sempre. Evitar exposições às fontes de calor intensas, como saunas, além de banhos frios ou quentes demais, também são maneiras de se prevenir.