BLOG

Acompanhe dicas de saúde, nutrição e bem-estar em nosso Blog.

Dicas para reduzir os fatores de risco de ter um câncer

março 3, 2016 0
alimentacao-saudavel-reduz-risco-de-cancer-1.jpg
reduzir-fatores-risco-cancerO câncer é uma doença silenciosa na fase inicial, por isso, seu diagnóstico é feito tardiamente em alguns casos, quando os sintomas já começam a aparecer. Isso reforça a importância dos exames de rotina, que aliados a medidas simples podem reduzir os fatores de risco de ter um câncer.

Preparamos neste post uma lista de coisas que você pode fazer para se proteger do câncer. Mais que isso, são pequenas mudanças de hábito que você pode levar para toda a vida e se tornar uma pessoa mais saudável.

Hábitos saudáveis, vida mais longa

O primeiro conselho vale para todas as idades e deve ser visto como um hábito, não uma obrigação: alimentação saudável. Fazer refeições equilibradas, ricas em verduras, frutas, legumes e cereais integrais reduz o risco de câncer e traz muitos benefícios para a saúde.

Caminhando, literalmente, lado a lado com a alimentação saudável está a prática de atividades físicas. E antes que você diga que não gosta de esportes, já adiantamos que exercício físico envolve qualquer atividade que movimente o corpo e dê prazer – pode ser uma dança, jogar bola com os netos, ir para o trabalho de bicicleta ou passear com seu cachorro.

Este combo garante que você se mantenha ativo e dentro do peso, outro fator importante. Estar acima do peso, como já explicamos aqui, é um dos fatores de risco para desenvolver um câncer.

E já que estamos falando de hábitos saudáveis, é sempre bom reforçar o mal que o cigarro faz. Parar de fumar é o passo mais importante para prevenir o câncer, principalmente de pulmão, boca, laringe, faringe e esôfago. Evite também o consumo de bebidas alcoólicas, que aumentam o risco de desenvolver um câncer, sobretudo quando associadas ao fumo.

Previna-se!

Prevenção é a palavra-chave. É imprescindível que as mulheres façam o exame preventivo ginecológico e a mamografia anualmente ou de acordo com a indicação do médico. Homens a partir de 50 anos devem realizar o exame de prevenção do câncer de próstata.

O cuidado com a pele é fundamental para prevenir o câncer de pele. As recomendações são simples: evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h e usar sempre o filtro solar.

Coloque em práticas essas pequenas mudanças e viva com muito mais qualidade. Conte sempre com a Medquimheo!

Deixe um comentário

Campos obrigatórios estão marcados com *