BLOG

Acompanhe dicas de saúde, nutrição e bem-estar em nosso Blog.

Qual a importância do hábito de lavar as mãos para a prevenção de doenças?

junho 2, 2021 0
shutterstock_1677181513.jpg

Higienização das mãos é um hábito que, apesar de simples, exerce papel fundamental na prevenção da Covid-19 e de diversas outras enfermidades. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que a correta lavagem das mãos é capaz de reduzir em até 40% a contaminação por vírus e bactérias que causam doenças como gripes, resfriados, conjuntivites e viroses. Além disso, a prática também auxilia na prevenção do câncer bucal e é de extrema importância para os pacientes oncológicos, que apresentam baixa imunidade e, com isso, tornam-se mais suscetíveis a infecções.

Diante desse contexto, para te ajudar a transformar a prática de lavar as mãos em um hábito, nós, do Blog da Medquimheo, produzimos este conteúdo especial com tudo o que você precisa saber sobre a correta higienização das mãos. Continue lendo para conferir!

Veja também: Como praticar atividade física durante o isolamento?

🧼 Qual é a importância de lavar as mãos?

A higienização correta das mãos é peça fundamental para prevenir que bactérias multirresistentes se espalhem nos ambientes. De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), em países desenvolvidos, as doenças causadas por esses micro-organismos representam de 5% a 10% das internações em hospitais de cuidados agudos. Nos países em desenvolvimento, o risco é de duas a 20 vezes superior e a proporção de pacientes com esse tipo de infecção pode exceder 25%. No Brasil, de acordo com dados da Anvisa, cerca de 25% das infecções registradas são causadas por essas bactérias, que se tornam imunes à ação dos antibióticos.

Nesse contexto, especialistas reforçam que o hábito da correta higienização das mãos exerce papel fundamental na prevenção dessas infecções. Mesmo com os constantes avanços da medicina e da tecnologia dos antibióticos, a lavagem das mãos é a maneira mais eficiente de impedir que uma bactéria passe de uma pessoa para outra. Para os pacientes em tratamento do câncer, o hábito ganha ainda mais destaque, tendo em vista a baixa imunidade que apresentam, o que os tornam mais suscetíveis a essas doenças causadas por micro-organismos. 

💦 Como fazer a correta higienização das mãos?

De acordo com a cartilha de recomendação da Anvisa sobre como higienizar as mãos de maneira correta, é preciso seguir 11 passos simples para garantir que a higienização tenha sido completa. Confira a seguir:

1️⃣ Abra a torneira e molhe as mãos. Evite encostar na pia;

2️⃣ Aplique na palma da mão quantidade suficiente de sabonete líquido para cobrir todas as superfícies das mãos;

3️⃣ Ensaboe as palmas das mãos, friccionando-as entre si;

4️⃣ Esfregue a palma da mão direita contra o dorso da mão esquerda (e vice-versa) entrelaçando os dedos;

5️⃣ Entrelace os dedos e friccione os espaços interdigitais;

6️⃣ Esfregue o dorso dos dedos de uma mão com a palma da mão oposta (e vice-versa), segurando os dedos, com movimento de vai-e-vem;

7️⃣ Esfregue o polegar direito, com o auxílio da palma da mão esquerda (e vice-versa), utilizando movimento circular;

8️⃣ Friccione as polpas digitais e unhas da mão esquerda contra a palma da mão direita, fechada em concha (e vice-versa), fazendo movimento circular;

9️⃣ Esfregue o punho esquerdo, com o auxílio da palma da mão direita (e vice-versa), utilizando movimento circular;

🔟 Enxágue as mãos, retirando os resíduos de sabonete. Evite contato direto com a torneira; 

1️⃣1️⃣ Seque as mãos com papel-toalha descartável, começando pelas mãos e seguindo pelos punhos.

💡 Conheça nosso blog!

Aqui em nosso Blog sempre encontrará materiais relevantes para mais saúde e qualidade de vida. Confira outros conteúdos que podem ser de seu interesse:

Automedicação: entenda os riscos

5 dicas sobre o que fazer em casa durante a quarentena

Fonte: Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).


Deixe um comentário

Campos obrigatórios estão marcados com *