BLOG

Acompanhe dicas de saúde, nutrição e bem-estar em nosso Blog.

Psicólogo no tratamento do câncer: um remédio natural

outubro 5, 2017 0
psicologo-tratamento-cancer.jpg

Você sabe como atua o psicólogo no tratamento do câncer? Aqui na Medquimheo, Gabriela Simmer tem promovido encontros entre mulheres em tratamento quimioterápico para que compartilhem as experiências vividas até então. Neste post, nós detalhamos o que é feito em cada reunião para explicar a importância do psicólogo no tratamento do câncer. Veja!

Psicólogo no tratamento do câncer: promoção de bem-estar

Os encontros liderados pela psicóloga aqui da Medquimheo, Gabriela Simmer, têm ajudado muitas pacientes em processo de tratamento oncológico. Ao se reunirem para conversar sobre suas experiências, surge um sentimento de unidade que as fazem se sentir mais fortes para enfrentar a doença. Isso reforça como o suporte de um psicólogo no tratamento do câncer é fundamental.

Dinâmicas com costura e argila

A importância do psicólogo no tratamento do câncer envolve outros fatores além da conversa em si. Por isso, são realizadas atividades com argila e costura, por exemplo. A psicóloga Gabriela explica que as dinâmicas são importantes para facilitar a comunicação entre as pacientes e para emergir sentimentos e emoções que muitas vezes não são acessados durante o atendimento clínico.

“Pode-se perceber que inserir atividades com argila e massinha de modelar auxilia em momentos de ansiedade, devido ao contato físico e manuseio do material. Esse trabalho favorece o enfrentamento da doença e tem impacto positivo no tratamento do câncer”, afirma.

Amparo e autoestima

O psicólogo no tratamento do câncer também é importante para trabalhar a autoestima de pacientes. O processo quimioterápico possui muitos efeitos colaterais, como a queda de cabelo. Isso pode afetar diretamente a confiança das mulheres em tratamento de câncer, tendo em vista que os cabelos são característica importante para muitas mulheres no que diz respeito a sua feminilidade.

A emoção criada pelos encontros entre as pacientes é de partilha, cuidado e suporte emocional, sentimento fundamental para que se sintam mais confiantes em si e no sucesso do tratamento.

Programação

As atividades desenvolvidas pela psicóloga aqui da Medquimheo, juntamente com a nutricionista Janine Rover, começaram no dia 15 de setembro e serão realizadas até o dia 11 de outubro, semanalmente, às quartas-feiras. Tendo em vista a resposta positiva e a grande adesão, a intenção é que o grupo de mulheres seja um espaço que permaneça ao longo do ano na Medquimheo, e não se limite a esse período.

A presença do psicólogo no tratamento de câncer faz toda a diferença para o paciente! Acompanhe o blog da Medquimheo e aprenda mais sobre a importância do suporte emocional durante a quimioterapia.


Deixe um comentário

Campos obrigatórios estão marcados com *