BLOG

Acompanhe dicas de saúde, nutrição e bem-estar em nosso Blog.

Pesquisa revela mortalidade do câncer entre pessoas de 15 a 29 anos

março 29, 2017 0
pesquisa-cancer-medquimheo.jpg

O câncer é a principal causa de morte por doença no Brasil entre adolescentes e jovens adultos, de 15 a 29 anos. A constatação foi feita pelo último estudo do Instituto Nacional do Câncer (Inca), divulgado no mês passado. A doença fica atrás no ranking geral apenas de causas externas, como acidentes e mortes violentas. Acompanhe nesse post mais detalhes sobre o estudo!

A pesquisa destaca, ainda, o carcinoma como o tumor mais frequente entre tais jovens, que ocorreu em 34% das vezes e foi mais encontrado no colo do útero. Outros pontos abordados foram as regiões do corpo em que o carcinoma é mais frequente: tireoide, mama e cabeça e pescoço. O linfoma também preocupa, alcançando 12% de frequência entre os adolescentes e jovens; logo em seguida estão os tumores de pele, com 9%.

O índice de mortalidade por câncer também chama atenção: 67 a cada 1 milhão entre o grupo pesquisado, de 2009 a 2013. Entretanto, a notícia também possui um lado vantajoso, afinal o número de mortalidade se mantém estável desde 1979!

Educação sexual é importante

dificuldade-para-engravidar-medquimheo

Para a nossa oncologista pediátrica, Milena Gottardi, o estudo reflete a importância da educação sexual entre os adolescentes e jovens. “Há uma ligação direta do câncer de colo do útero com a infecção pelo vírus do papiloma humano (HPV). É necessária uma conscientização entre esse público, e o uso de preservativos durante o ato sexual deve ser um grande aliado, bem como a vacina contra o HPV“, explica.

Muitas vezes, para tratar esses tipos de câncer é necessário fazer a remoção do útero ou dos ovários. Aqui na Medquimheo temos uma equipe de oncologistas preparada para realizar o melhor tratamento contra o câncer em Vitória!

 


Deixe um comentário

Campos obrigatórios estão marcados com *