BLOG

Acompanhe dicas de saúde, nutrição e bem-estar em nosso Blog.

Páscoa: saiba os benefícios do consumo da carne branca

abril 11, 2017 0
carnes-brancas-medquimheo.jpg

Um dos costumes que já se consagrou como uma tradição antiga é realizar a troca da carne vermelha pela carne branca na Sexta-feira da Paixão, data que antecede o feriado da Páscoa.  Este tipo de carne tem como maior vantagem a facilidade na digestão, além de um alto valor biológico e nutricional. Com a Páscoa se aproximando, neste post vamos lembrar dos benefícios que a carne branca pode trazer ao organismo.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a International Agency for Research on Cancer (IARC), o consumo excessivo de carne vermelha e processada pode ser causa convincente ou provável de alguns tipos de cânceres, como o colorretal. Já faz dois anos que a carne processada passou a ser classificada no grupo 1 de carcinogênicos, o mesmo que inclui o tabaco!

Para a nossa nutricionista que compõe a equipe da Medquimheo, Janine Rover, uma alimentação saudável ajuda a prevenir contra inúmeras doenças, e o consumo de peixes e aves é uma ótima alternativa. “A carne vermelha pode fazer parte das refeições, porém deve ser consumida no máximo duas vezes na semana para evitar o risco de câncer”, salienta.

Pacientes em tratamento do câncer

A alimentação para pacientes que já fazem tratamento contra o câncer deve ser feita com atenção e um acompanhamento profissional. “A recomendação segue o mesmo princípio da população em geral em relação à proteína: consumir carne vermelha magra duas vezes na semana e no restante carnes brancas (peixe e aves). Nunca fritas, sempre assadas, grelhadas ou cozidas”, conclui a nutricionista.

Receita de salmão crocante

Então que tal colocar em prática o que a nossa nutricionista explicou? Confira uma receita de salmão crocante para o almoço ou jantar da sua Sexta-feira da Paixão:

INGREDIENTES

  • 150g castanha-do-pará
  • 2 colheres (sopa) de folhas de manjericão
  • 1 dente de alho
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de margarina
  • 6 filés de salmão
  • Sal a gosto
  • Azeite

Modo de preparo: No processador, misture as castanhas, o manjericão, o alho, a farinha de trigo, a margarina e o sal. Triture as castanhas até que fiquem em pequenos pedaços. Reserve. Tempere os filés de salmão com o sal e o azeite. Cubra todos os filés com a mistura de castanha. Unte uma assadeira com o azeite e leve ao forno preaquecido a 200°C por aproximadamente 20 minutos.

Mantenha uma alimentação saudável e previna-se contra o câncer!


Deixe um comentário

Campos obrigatórios estão marcados com *