BLOG

Acompanhe dicas de saúde, nutrição e bem-estar em nosso Blog.

Dica da nutricionista: Recomendações para pacientes neutropênicos

outubro 21, 2013 0



A neutropenia pode ser um dos efeitos colaterais do tratamento contra o câncer. O problema está relacionado à diminuição dos neutrófilos, tipos de glóbulos brancos, responsáveis por combaterem infecções, ocasionadas por vírus e bactérias.

De acordo com a nutricionista Janine Rover de Mello, uma dieta para um paciente neutropênico tem como objetivo reduzir, significativamente, o número de bactérias e outros microorganismos que poderão ser encontrados em alguns alimentos. Essa é uma maneira de proteger o paciente de possíveis infecções.

Alimentos crus devem ser excluídos do cardápio. Mas isso não significa que o paciente não poderá consumir frutas e verduras, porque elas trazem inúmeros benefícios para o organismo. Retirá-las do cardápio não é saudável. O que deve ser feito é modificar o seu preparo, e utilizá-las em preparações cozidas e/ou assadas.

Separamos uma receita para pacientes com esse transtorno!

Legumes ao forno

2 xícaras (chá) de brócolis cozido e picado

2 xícaras (chá) de couve-flor cozida e picada

1 xícara (chá) de alho-poró cozido e cortado em fatias

1 xícara (chá) de cenoura cozida e ralada

1 colher (chá) de azeite de oliva extravirgem

1 gema

4 claras

2 colheres (sopa) de leite em pó desnatado

½ xícara (chá) de sal

2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

 

Preparo

Higienize os legumes antes de serem cozidos e picados. Bata a gema e as claras e, quando estiverem homogêneas, acrescente o leite e o sal. Coloque a mistura em uma panela e leve ao fogo, sempre mexendo, para que fique bem consistente. Coloque os legumes em uma travessa, despeje o azeite e, por cima, o creme. Salpique o queijo e leve ao forno médio (180º) para gratinar.

Dica: Corte os legumes em pedaços grandes para diminuir o contato deles com a água de cozimento. Isso ajuda, ainda, a preservar os nutrientes mais importantes!


Deixe um comentário

Campos obrigatórios estão marcados com *