BLOG

Acompanhe dicas de saúde, nutrição e bem-estar em nosso Blog.

O Outubro Rosa vem aí!

setembro 23, 2020 0
outubro-rosa.jpg

De acordo com a estimativa de 2020, feita pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), ainda este ano, 790 mulheres serão diagnosticadas com câncer de mama no Espírito Santo. O Outubro Rosa é um movimento celebrado anualmente, criado com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização da população sobre a importância do diagnóstico precoce e tratamento da doença. Pensando nisso, nós, do blog da Medquimheo, fizemos um conteúdo especial sobre este assunto. Confira!

Para o Ministério da Saúde, os casos de câncer de mama são mais comuns entre as mulheres, correspondendo cerca de 29% dos novos casos de câncer em cada ano. Assim, torna-se ainda mais importante o movimento, para que as mulheres busquem tratamento rápido e tenham maiores chances de cura.

Quais as causas do câncer de mama?

O câncer de mama não tem apenas uma causa. Apesar da idade avançada ser um dos principais fatores de risco, existem outros que podem se somar ao surgimento da doença, são eles:

  • Obesidade após o período de menopausa;
  • Sedentarismo;
  • Consumo excessivo de bebidas alcóolicas;
  • Exposição frequente a radiações;
  • Menstruação precoce (antes dos 12 anos);
  • Primeira gravidez após os 30 anos;
  • Não ter amamentado;
  • Uso de contraceptivos hormonais por muito tempo;
  • Ter feito reposição hormonal pós-menopausa;
  • Casos de câncer na família;

Quais os sinais de câncer de mama?

O principal sintoma do câncer de mama é o surgimento de nódulos endurecidos e fixos. Mas esse pode vir acompanhado de sinais como dores localizadas, inversão do mamilo, caroços na região da axila ou pescoço, secreções nos mamilos unilaterais e espontâneas.

Caso esses sintomas se tornem recorrentes é preciso procurar um especialista, para que o diagnóstico seja feito e o tratamento iniciado rapidamente. Dessa forma, os procedimentos serão menos invasivos e as chances de cura são maiores.

#DicaDaMedquimheo: para que a detecção precoce seja feita, é de extrema importância que as mulheres fiquem atentas a qualquer mudança sentida nos seios. Para isso, é preciso regularmente fazer o toque da mama e incluir nos exames periódicos a mamografia.

Como prevenir o câncer de mama?

De acordo com uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde, 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis. Praticar atividades físicas regularmente, ter uma alimentação equilibrada rica em fontes de vitaminas e manter o peso corporal adequado são alguns hábitos que devem ser incluídos na rotina para que o câncer seja prevenido.

Outra prática interessante, que pode ajudar na prevenção do surgimento do câncer de mama, é a amamentação. O ato de amamentar provoca o equilíbrio hormonal da mulher, fazendo com que a proteção dos seios seja mais eficaz. Dessa forma, quanto maior for o período de amamentação ao longo dos meses, maior será o fator de proteção da mama. De acordo com o Ministério da Saúde, a mulher que amamenta, diminui em 4% as chances de ter um tumor nos seios a cada 12 meses de amamentação.

Outubro Rosa: apoie essa causa!

Compartilhar informações sobre o assunto torna o movimento de conscientização do câncer de mama muito mais forte. Por isso, compartilhe com as mulheres que conhece, a importância do toque e do exame de mamografia após os 30 anos. A informação irá ajudar na prevenção e tratamento da doença.

 

Conheça nosso blog!

O nosso blog é cheio de posts para te manter sempre bem informado. Aproveite mais conteúdos:

Outubro Rosa: a detecção precoce do câncer de mama é fundamental

Descubra como ficar linda no verão com lenços

Fonte: Ministério da Saúde


Deixe um comentário

Campos obrigatórios estão marcados com *