BLOG

Acompanhe dicas de saúde, nutrição e bem-estar em nosso Blog.

Outubro rosa: silicone causa câncer de mama?

outubro 6, 2017 0
cancer-mama-outubro-rosa.jpg

O câncer de mama é um dos tipos de câncer que mais acometem mulheres em todo o mundo. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o número de diagnósticos aumenta anualmente cerca de 28% no Brasil.

Além disso, a previsão é que 57.960 mulheres sejam acometidas pelo câncer de mama até o fim do ano. Por isso, confira a explicação do nosso mastologista Cleverson Gomes do Carmo Jr. sobre os mitos e verdade sobre o câncer de mama!

Vermelhidão e inchaço são indicativos de câncer

Verdade. O câncer de mama pode provocar alterações na textura e no formato do seio. Isso porque um dos sintomas possíveis é a retração da pele da mama, além da textura apresentar aspecto granuloso ou rugoso.

Silicone é fator de risco

Mito. O silicone não é um fator de risco para o câncer de mama, no entanto, ele pode ser um empecilho durante a mamografia. Dependendo do posicionamento da prótese, alguns tumores em estágio inicial podem ser encobertos, o que pode prejudicar o diagnóstico.

Não é recomendado engravidar mesmo depois do tratamento

Mito. É possível engravidar depois da cura do câncer de mama, desde que o momento seja planejado com a orientação médica. É recomendado que a gestação aconteça pelo menos dois anos depois do término do tratamento para garantir a normalização do estrogênio no organismo, hormônio diretamente relacionado ao diagnóstico do câncer de mama.

gravidez-cancer-mama

Amamentação previne câncer de mama

Verdade. A amamentação provoca a diminuição do desenvolvimento de células presentes nos tumores no momento em que reduz a exposição do organismo ao estrogênio. Além disso, ela é responsável pela renovação dos tecidos mamários, o que possibilita que as células com potencial cancerígeno sejam removidas.

A Medquimheo possui equipe de especialistas qualificada para os pacientes que desejam fazer tratamento de câncer na Grande Vitória. Marque sua consulta!


Deixe um comentário

Campos obrigatórios estão marcados com *