BLOG

Acompanhe dicas de saúde, nutrição e bem-estar em nosso Blog.

Outubro Rosa: autoestima como aliada ao tratamento do câncer de mama

outubro 19, 2020 0
autoestima-e-cancer.png

De acordo com um estudo feito pela SciElo Brazil, mulheres com autoestima elevada têm maiores chances de se curar de um câncer de mama e lidar de forma mais positiva com o tratamento. Incertezas, medos e inseguranças são alguns sentimentos que vêm acompanhados do diagnóstico, por isso é importante que a paciente oncológica faça o tratamento e também utilize de métodos que conservem a autoestima. 

Autoestima versus tratamento

Queda de cabelo, ganho de peso e cicatrizes são algumas marcas que o câncer pode deixar e que afetam a autoestima. Procurar alternativas para se sentir bem consigo pode ajudar a lidar com o tratamento de forma mais positiva e otimista. Veja algumas dicas que separamos para você elevar sua autoestima!

1 – Aceitação

Receber um diagnóstico pode afetar as emoções. Vivencie suas emoções e lembre-se que a equipe de assistência será uma grande aliada ao seu tratamento.

“Ter uma rede de apoio suportiva, beneficiará a saúde mental e, consequentemente, trará resultados positivos do tratamento. Além disso, faz com que a paciente se sinta acolhida e viva este momento com mais leveza.”

-Dra. Gabriela Simmer, psicóloga da Medquimheo

2 – Descubra combinações de lenços e máscaras

Por conta da pandemia do novo coronavírus foi preciso adotar alguns hábitos para maior segurança e dentre eles está o uso da máscara. Quem disse que para se proteger não pode estar estilosa? Com o uso deste novo acessório, é possível combinar cores e estampas, além de usar as sobreposições adjunto com os lenços. Agora é só investir nas combinações e se sentir linda!

Muitas mulheres que passam pelo tratamento oncológico precisam raspar o cabelo, por conta dos procedimentos de quimioterapia. Entretanto, esse momento não precisa ser visto  apenas por um lado negativo, é possível, por exemplo, deixar os looks mais alegres por meio dos lenços e as diferentes amarrações. É importante que na hora da escolha, opte por tecidos que tragam conforto e leveza – os de algodão são os que absorvem melhor o calor e são ótimas opções para os dias quentes. 

3 – A vida não parou

Mesmo em tratamento, o paciente deve manter seu círculo de amigos e familiares próximo, visto que o apoio desses é de extrema importância para que a pessoa se sinta acolhida e segura para passar por esse momento.

#DicaDaMedquimheo: o podcast Detetives da Saúde produziu um episódio em especial sobre o Outubro Rosa e trouxe dicas de como as mulheres podem manter a autoestima elevada durante o tratamento de câncer de mama. Confira!

Aproveite que descobriu nosso blog e fique por aqui!

O nosso blog é cheio de posts para te manter sempre bem informado. Aproveite mais conteúdos:

Descubra como ficar linda no verão com os lenços

Máscaras de proteção: entenda qual é o tipo ideal para cada ocasião 

Fonte: Instituto Quimioterapia e Beleza