BLOG

Acompanhe dicas de saúde, nutrição e bem-estar em nosso Blog.

Outubro Rosa: a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama

outubro 19, 2020 0
cancer-de-mama.png

O Outubro Rosa é uma campanha celebrada anualmente no décimo mês do ano, que tem por objetivo compartilhar informações sobre o câncer de mama, para que as mulheres – gênero mais acometido pela doença – tenham acesso rápido ao diagnóstico e tratamento. De acordo com o Instituto Oncoguia, as chances de cura do câncer de mama aumentam em 95% quando o câncer é identificado em estágio inicial. 

Sobre o câncer de mama

O câncer de mama pode surgir também em homens, porém não é muito comum. A doença se dá pelo crescimento descontrolado de células da mama que adquirem características anormais, anormalidades estas causadas por mutações genéticas. 

É válido ressaltar que vários tipos de câncer de mama se apresentam em nódulos – mesmo alguns benignos, podem aumentar as chances de surgimento da doença. Por isso, a importância de fazer um diagnóstico por meio da biópsia – procedimento que consiste na retirada de um fragmento da suspeita lesão cancerígena para ser analisada por um patologista. 

Como prevenir o câncer de mama?

A adoção de hábitos saudáveis pode ajudar a prevenir e retardar o surgimento do câncer de mama. Adjunto a uma rotina mais ativa, é preciso se atentar aos fatores de risco e buscar métodos para que esses não sejam colaboradores no desenvolvimento da doença. Idade elevada, histórico familiar, consumo exagerado de álcool e excesso de peso são alguns dos fatores que devem ter atenção especial. 

A importância do diagnóstico precoce

O câncer de mama, quando detectado no estágio inicial, possibilita um tratamento menos agressivo e com resultados eficazes, consequentemente, tem baixa interferência à qualidade de vida e autoestima da mulher, o que faz com que a reação ao tratamento também seja mais positivo.

#DicaDaMedquimheo: pensando na importância de falar sobre esse assunto, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) desenvolveu uma cartilha que detalha diversas informações sobre o câncer de mama. Vale a pena conferir!

Levante a bandeira do Outubro Rosa

O Outubro Rosa é de suma importância para que todos tenham acesso à informação sobre o câncer de mama e, assim, auxilia para que a prevenção e o tratamento da doença sejam alcançados por todas as mulheres. 

Existem alguns métodos que ajudam a prevenir o surgimento do câncer de mama, dentre eles está a mamografia, que é recomendada a partir dos 40 anos de idade. É feita por meio da compreensão das mamas e tem como objetivo detectar a doença em seu estágio inicial. Adjunto aos exames preventivos, é necessário se autoexaminar no momento em que se sentir confortável. 

Conheça nosso blog!

O nosso blog é repleto de posts para te manter sempre bem informado. Aproveite mais conteúdos:

Câncer de depressão: entenda a relação! 

Menopausa e câncer: entenda a relação 

Fonte: Instituto Oncoguia.