BLOG

Acompanhe dicas de saúde, nutrição e bem-estar em nosso Blog.

Obesidade aumenta risco de câncer de mama

outubro 19, 2016 0
obesidade-cancer-de-mama-e1476894191204.jpg

Mediante toda a conscientização sobre o câncer de mama realizada neste mês, através do Outubro Rosa, é importante fazer um alerta sobre como a obesidade, que atinge cada vez mais pessoas, pode afetar a saúde, inclusive aumentando o risco de surgimento do câncer de mama.

Uma pesquisa da Universidade College London, Inglaterra, aponta que a obesidade pode estar relacionada com câncer de mama e outras doenças. De acordo com o estudo, o sobrepeso pode ter influência no surgimento do tumor.

Obesidade e câncer de mama

O câncer de mama é um problema que atinge mulheres do mundo todo e a obesidade pode estar relacionada ao desenvolvimento do tumor. De acordo com o nosso mastologista Cleverson Gomes Jr., isso acontece devido ao maior número de células gordurosas no corpo.

“O excesso de gordura é um fator influente no swimsuits for women surgimento do câncer de mama. Tanto a mama sofre influência direta da obesidade, pois quanto maior a quantidade de tecido mamário, mais difícil realização de exames, como o excesso de tecido adiposo participa na formação de hormônios que podem indiretamente agir sobre a mama, aumentando o risco de desenvolver câncer”, explica o especialista.

Estilo de vida saudável

Muitas vezes, o câncer de mama está ligado a fatores que não podem ser modificados, como a herança genética, por exemplo. Mas adotar hábitos saudáveis pode ser uma alternativa para diminuir as chances de desenvolver tumores nos seios.

Além disso, é essencial manter uma dieta equilibrada, rica em frutas, legumes, e verduras, pois esses alimentos contribuem com a saúde do organismo e com a boa forma. Segundo a nossa nutricionista, Janine Rover de Mello, é importante incluir gorduras boas na alimentação, pois elas ajudam a manter os níveis adequados de colesterol.

A obesidade pode aumentar os riscos de ter câncer de mama, consuma alimentos saudáveis

“O salmão, por exemplo, possui uma menor quantidade de gordura saturada e maior quantidade de nutrientes que auxiliam na manutenção do peso”, explica a nutricionista. Um alto índice de massa corporal pode aumentar o risco de câncer de mama, principalmente em mulheres após a menopausa.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), ter uma alimentação saudável pode reduzir o risco de câncer em pelo menos 40%. As fibras, vitaminais e outras substâncias ajudam as defesas naturais do corpo a destruir células que sofrem mutações antes que elas virem tumor.


Deixe um comentário

Campos obrigatórios estão marcados com *