BLOG

Acompanhe dicas de saúde, nutrição e bem-estar em nosso Blog.

O que é anemia ferropriva?

julho 20, 2015 0
anemia-ferropriva-1.jpg

O que é anemia ferroprivaA anemia ferropriva, ou anemia por deficiência de ferro, é causada pela falta de glóbulos vermelhos, devido à falta do ferro, essencial na sua produção. Estima-se que, no Brasil, cerca de 90% dos casos da doença ocorram por carência desse elemento. Acompanhe o post e conheça mais sobre essa deficiência.

Anemia ferropriva – Sintomas e causas

Entre os sintomas desse tipo de anemia mais comuns estão a tonteira, a falta de concentração, dores nas pernas, perversão do paladar (vontade de comer gelo e arroz cru, por exemplo), queda de cabelo e até unha quebradiça. Isso ocorre pela falta de um elemento essencial ao bom funcionamento do organismo: o ferro.

O ferro é um nutriente essencial para nós, humanos, e atua na fabricação das células vermelhas que são responsáveis pelo transporte de oxigênio para as células do corpo. Ela pode ser causada pela diminuição da absorção de ferro pela mucosa intestinal e pode ser necessária a reposição de ferro, já que, ao contrário do que se parece, a anemia ferropriva não é apenas resultado de falta de ferro na alimentação.

As causas da anemia ferropriva são: erro alimentar, baixa ingestiva de ferro (vegetarianos desnutridos(, perdas (menstruação exagerada, causadas por miomas, adenomiosa, perdas digestivas, como úlceras gástricas, pólipos, divertículos, verminose).  A identificação correta da causa da anemia possibilita o tratamento adequado.

Alimentação equilibrada é aliada

Manter uma alimentação com disciplina é importante para prevenir a anemia ferropriva. Consumir alimentos saudáveis ricos em ferro como folhas verdes escuras e carnes que ajudam na prevenção desta anemia.

Um acompanhamento com o ginecologista desde a puberdade das adolescentes é necessário. Com os exames de rotina, pode-se identificar se tem anemia ou se tem causas hormonais que possam estar levando ao aumento do fluxo menstrual.

Os exames que podem detectar a anemia ferropriva estão o hemogramae o perfil de ferro. Uma vez confirmada a anemia ferropriva, tem que se pesquisar a causa da deficiência de ferro.

Deve-se fazer a avaliação da função da tireoide, exames de fezes (parasitólogos e pesquisa de sangue oculto nas fezes) e exame de urina para identificar se existe a perda de sangue. O paciente deve acompanhar com um clínico ou hematologista para a identificação da causa e tratamento correto.


Deixe um comentário

Campos obrigatórios estão marcados com *


logo