BLOG

Acompanhe dicas de saúde, nutrição e bem-estar em nosso Blog.

Novembro Azul: prevenção ao diabetes

novembro 13, 2015 0
diabetes-dia-mundial.jpg
diabetes-dia-mundial-2O Novembro Azul é o movimento em prol da saúde masculina que propõe mudança de hábitos e cuidados do homem em relação a sua saúde. Além da prevenção contra o câncer de próstata, a campanha também busca sensibilizar a população sobre o diabetes, que tem uma data mundial dedicada ao seu combate, dia 14 de novembro.

A doença ocorre quando há deficiência na produção de insulina no organismo, hormônio produzido no pâncreas, que controla a quantidade de açúcar disponível no sangue para ser usada como fonte de energia. Os tipos mais comuns são o diabetes tipo 1, quando há pouca ou nenhuma produção de insulina (de caráter hereditário); e o diabetes tipo 2, quando o organismo não usa adequadamente a insulina que produz ou sua produção não consegue controlar a taxa de glicemia no sangue, normalmente associado a sedentarismo e alimentação desequilibrada.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), o tipo 2 é responsável por cerca de 90% dos casos da doença, sendo uma das 10 principais causas de morte do mundo. Por outro lado, é o único tipo que pode ser evitado por meio da adoção de um estilo de vida saudável, de preferência desde a infância.

Janine Rover de Mello, nutricionista da Medquimheo, salienta a importância de ter um mês dedicado a esta prevenção. “O número de casos aumenta a cada ano, devido a hábitos alimentares errados, com um grande consumo de açúcares e gorduras, e poucas fibras, que culminam no aumento de pessoas obesas. É fundamental alertar a população que um estilo de vida saudável, contendo uma boa alimentação e a prática regular de atividade física, previne o diabetes tipo 2 e outras doenças crônicas, como a hipertensão arterial”, pontua a nutricionista.

novblue


Deixe um comentário

Campos obrigatórios estão marcados com *