BLOG

Acompanhe dicas de saúde, nutrição e bem-estar em nosso Blog.

Novembro Azul: importante alerta para a saúde do homem e prevenção contra o câncer de próstata

outubro 30, 2020 0
novembro-azul.jpg

O movimento Novembro Azul é de extrema importância e uma verdadeira oportunidade para o homem dar mais atenção à saúde. Mais do que isso, a campanha é fundamental para conscientizar a população masculina a utilizar todas as alternativas disponíveis para vencer o câncer de próstata, e proporcionar maior acesso e conhecimento sobre os serviços de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento.

Para celebrar a chegada da campanha deste ano, nós, do blog da Medquimheo, preparamos um conteúdo especial com tudo o que você precisa saber sobre a saúde do homem e o câncer de próstata. Continue lendo e confira!

Fatos importantes sobre o câncer de próstata 

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), somente no Espírito Santo é previsto que cerca de 1.380 capixabas sejam acometidos pelo câncer de próstata até o final deste ano. Além disso, 80% dos homens são diagnosticados com a doença após os 65 anos, já que o risco de desenvolvimento da doença aumenta de acordo com a idade.

Os casos de câncer de próstata em homens mais novos estão associados ao histórico familiar, segundo o Instituto Oncoguia. Sendo assim, se algum parente próximo tenha adquirido a doença ou mesmo outros cânceres, como do pâncreas ou de mama antes dos 60 anos, as chances aumentam.

Quais são os fatores de risco do câncer de próstata?

Alguns dos principais fatores de risco do câncer de próstata são obesidade, aumento da idade e sedentarismo. Ainda há fatores genéticos relacionados a um gene hereditário, passado de pai para filho, ou seja, quem tem histórico familiar deve ficar ainda mais atento. Além disso, homens negros têm mais chances de desenvolver a doença. 

Formas de prevenção e importância do diagnóstico precoce

A melhor forma para prevenir ou detectar o câncer de próstata é realizar anualmente, a partir dos 45 anos de idade, o exame de toque retal e o de sangue, para avaliar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico). Apesar de ser cercado de preconceito e evitado por grande parte dos homens, o toque retal tem uma importância enorme, pois é por meio dele que o urologista consegue perceber a presença de um nódulo maligno.

Segundo dados do Inca, a probabilidade de cura do câncer de próstata ultrapassa 90% quando a doença é diagnosticada precocemente. A detecção pode ser feita por meio da investigação clínica, que é uma estratégia para encontrar o tumor ainda em fase inicial e, assim, facilitar o tratamento oncológico e a cura. 

Conheça o blog da Medquimheo!

O nosso blog é repleto de posts para te manter sempre bem informado. Aproveite mais conteúdos:

Câncer de próstata: exame de prevenção ainda é tabu

Câncer de mama pode atingir homens: entenda mais sobre o assunto

Fonte: Dra. Carolina Conopca, oncologista clínica da Medquimheo, CRM 11.130.


Deixe um comentário

Campos obrigatórios estão marcados com *