BLOG

Acompanhe dicas de saúde, nutrição e bem-estar em nosso Blog.

Novembro Azul: doenças que mais afetam a saúde do homem

novembro 21, 2016 0
novembro-azul-cancer.jpg

Neste ano, além de conscientizar a população masculina sobre o câncer de próstata, a Campanha Novembro Azul também traz um alerta importante à saúde geral do homem, desde a infância até a fase adulta.

O Instituto Lado a Lado pela Vida destaca as doenças que fazem parte de cada estágio de vida dos homens. Na infância, as doenças mencionadas incluem prostatite, infecção urinária e fimose. Já na adolescência, a lista destaca arritmia cardíaca, doenças sexualmente transmissíveis e disfunção erétil. Entre a fase adulta, aparecem ejaculação precoce, hipertensão arterial e diversos tipos de câncer. Por fim, na terceira idade, integram a lista diabetes, disfunção erétil, infarto e insuficiência cardíaca.

doencas-relacionadas-homens

Além de câncer de pênis, estômago e próstata, outro tipo de tumor que faz parte da fase adulta é o câncer de cabeça e pescoço. Segundo uma pesquisa feita pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), 75 % dos casos da doença atingem o público masculino acima de 50 anos de idade. Os tumores malignos de cabeça e pescoço representam 3% de todos os tipos de câncer.

Câncer de Cabeça e Pescoço

O câncer de cabeça e pescoço se origina nas células dos tecidos que cobrem as mucosas úmidas do corpo, como garganta, laringe, faringe, boca, cavidade nasal e glândulas salivares.

De acordo com o nosso cirurgião de cabeça e pescoço, Wagner Gumz Segundo, o tipo mais comum é o carcinoma epidermóide, que se origina nas células que recobrem a mucosa de toda a região da cabeça e do pescoço. Existem também os carcinomas adenoide cístico e carcinoma mucoepidermóide, que são frequentemente encontrados na cavidade bucal.

Entre os principais fatores de risco da doença estão consumo de álcool, tabagismo, HPV e depressão imunológica.

Sintomas

O câncer de cabeça e pescoço pode não apresentar sinais nas fases iniciais, mas à medida em que o tumor evolui, o paciente pode ter sintomas como cansaço, febre, diminuição de apetite, dificuldade ou dor para engolir e manchas brancas na boca, por exemplo.

Diagnóstico

Para fazer o diagnóstico do câncer de cabeça e pescoço, é primeiramente avaliado o histórico clínico completo do paciente, além de um exame físico para avaliar possíveis sinais de tumor ou outras lesões.

Para descobrir outros tipos de lesões, também é realizada uma análise direta da abertura da boca, onde o câncer de mucosa aparece de modo mais frequente. Além desses métodos, o médico pode pedir outros exames de imagem e de laboratório, como ultrassonografia, radiografia de mandíbula e tomografia computadorizada.

cancer-cabeca-e-pescoco-tratamento

Tratamento

Para iniciar o tratamento é preciso descobrir onde o tumor está localizado. Após o diagnóstico, o médico vai decidir com o paciente as melhores opções. Geralmente, entre os tratamentos utilizados nos casos de câncer de cabeça e pescoço estão cirurgia, radioterapia, quimioterapia e terapia alvo.

O tratamento imunoterápico também é indicado em casos mais avançados. Esse processo promove a estimulação do sistema imunológico por meio de medicamentos que alteram a resposta biológica do organismo.

Aqui na Medquimheo você encontra uma equipe de oncologistas especializados no tratamento do câncer em Vitória e Serra. Conte com nossa equipe para tirar suas dúvidas!


Deixe um comentário

Campos obrigatórios estão marcados com *