Mês da mulher: entenda sobre a sexualidade no tratamento do câncer

Enfrentar a quimioterapia e outros métodos de tratamento contra o câncer são tarefas que exigem muitos cuidados. Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março, nesse post vamos falar sobre a sexualidade feminina durante o tratamento contra o câncer, que merece atenção redobrada.
Alguns efeitos colaterais como queda de cabelo e dos pelos, perda da libido e secura vaginal são as principais dificuldades enfrentadas pelas mulheres nesta fase complicada. Mas não se preocupe, é importante entender que as alterações dependem de cada natureza biológica, história do tumor e tratamento necessário.
Para o nosso ginecologista aqui da Medquimheo, Cleverson Gomes do Carmo Junior, o apoio da pessoa com quem a mulher está se relacionando é fundamental na luta contra a doença. “A relação sexual durante a terapia não é proibida, e deve-se levar em conta as alterações no corpo delas e respeitá-las da mesma forma”, conta.
A mulher pode sentir mais cansaço, fadiga, dores, enjoo e, consequentemente, uma queda na resistência da busca para exercer a sexualidade. Cabe ao profissional que está acompanhando a paciente realizar orientações preventivas sobre essas situações, ouvir as queixas e ajudar em medicações para amenizar os efeitos colaterais.
Câncer de mama
O câncer de mama continua sendo o principal tumor que acomete as mulheres. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), foram esperados em 2016 cerca de 57.960 casos novos de câncer de mama em 100 mil mulheres. Quando ocorre a cirurgia de retirada da mama, as pacientes sofrem com a insegurança e aceitação do corpo, sendo imprescindível o acompanhamento com psicólogo e amparo da família, amigos e do parceiro, para quem está em um relacionamento.
Fique atenta!
Alguns métodos podem ajudar a aliviar a falta de lubrificação vaginal, com produtos, cremes e supositórios sem chance de infecções. Para isso, é necessário conversar com o seu médico!
- Use calcinhas de algodão
- Não use calcinhas ou shorts apertados
- Use um lubrificante vaginal quando você tiver relações sexuais
- Se o sexo ainda for doloroso por causa da falta de lubrificação, pergunte ao ginecologista quais são os remédios que podem restabelecer a umidade em sua vagina.
Aqui na Medquimheo temos uma equipe multidisciplinar pronta para te dar todo o apoio durante o tratamento do câncer em Vitória. Conte com a gente!