BLOG

Acompanhe dicas de saúde, nutrição e bem-estar em nosso Blog.

Descubra as principais medidas de prevenção ao coronavírus no trabalho

julho 22, 2020 0
medidas-prevenção-coronavírus-no-trabalho-1200x900.jpeg

A disseminação do coronavírus tem acontecido em todos os locais com circulação de pessoas, inclusive nos ambientes de trabalho de todos os setores da economia. Diante desse cenário, a adoção de medidas preventivas para conter o avanço da doença se torna ainda mais importante. Por isso, no post de hoje, nós, do blog da Medquimheo, separamos algumas orientações que podem ser aplicadas para evitar a propagação da Covid-19. Ficou curioso para saber quais são? Continue lendo para conferir!

Quais são as medidas de prevenção ao coronavírus no trabalho?

Os ministérios da Economia e Saúde lançaram a Portaria Conjunta nº 20, que foi publicada no Diário Oficial da União, com as principais orientações e medidas que devem ser adotadas para impedir a propagação da Covid-19 nos ambientes de trabalho. De acordo com o documento, as medidas são para preservar a segurança e a saúde dos trabalhadores, os empregos e a atividade econômica do país. Confira as principais medidas:

Mantenha o ambiente de trabalho limpo e higienizado

Limpe com desinfetante as mesas e estações de trabalho regularmente, afinal, a contaminação de superfícies é uma das principais formas de disseminação do coronavírus e outras infecções. Corrimãos de escadas e botões de elevadores também devem ser desinfetados com frequência.

Divulgue as regras de etiqueta respiratória

Cole avisos em locais estratégicos do ambiente de trabalho para orientar os visitantes que, ao tossir ou espirrar, devem cobrir boca e nariz com o antebraço ou com lenço de papel, jogue-o no lixo e higienize as mãos novamente. Também recomende que evitem tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

Incentive a constante higiene das mãos

A portaria orienta que deve-se disponibilizar recursos para a higienização das mãos próximos aos locais de trabalho, incluindo água, sabonete líquido, toalha de papel descartável e lixeira com abertura que não demande contato manual, ou sanitizante adequado para as mãos, como álcool gel 70%. Além disso, distribua folhetos informativos com instruções para a lavagem correta das mãos, principalmente nos banheiros.

Mantenha o distanciamento em todos os locais

O documento também registra que deve ser mantida a distância mínima de um metro entre os trabalhadores e entre estes e o público. Para isso, pode-se colar marcações no chão e nas cadeiras de espera para incentivar que as pessoas respeitem o distanciamento. Também é importante limitar a ocupação de elevadores, escadas e ambientes restritos, como banheiros e vestiários.

Forneça equipamentos de proteção aos funcionários

Mantenha o uso de máscara cirúrgica ou de tecido, adote divisórias impermeáveis e forneça proteção facial do tipo viseira plástica ou óculos de proteção para os funcionários. Aqui, também vale orientar os visitantes para manterem o uso de máscara durante todo o período em que estiverem nas dependências.

Conheça o blog da Medquimheo! 

O nosso blog é recheado de posts incríveis para te manter sempre bem informado. Aproveite mais conteúdos:

Teleconsultas Medquimheo: alternativa de atendimento seguro e eficaz!

Máscaras de proteção: entenda qual é o tipo ideal para cada ocasião

 

Fonte: Portaria Conjunta nº 20.


Deixe um comentário

Campos obrigatórios estão marcados com *