BLOG

Acompanhe dicas de saúde, nutrição e bem-estar em nosso Blog.

Máscaras caseiras: tudo o que você precisa saber para se manter protegido!

junho 24, 2020 0
mascaras-caseiras.jpg

Máscara virou sinônimo de prevenção e cuidado! Isso porque, neste período de pandemia, adotar as medidas preventivas para evitar contágio pelo coronavírus é primordial. Segundo recomendação do Ministério da Saúde, o uso de máscaras caseiras de tecido é eficaz para ajudar a barrar o avanço da doença e fundamental para que os profissionais da saúde não sofram com falta de estoque das máscaras cirúrgicas. 

No post de hoje, nós, do blog da Medquimheo, reunimos todas as informações sobre o uso de máscaras e seus benefícios, dicas de como usá-las e um passo a passo de como fazer máscara caseira. Continue lendo e confira!

Máscaras caseiras protegem do coronavírus?

Um estudo realizado na Universidade de Qingdao, na China, revelou que as máscaras caseiras possuem 95,15% de eficácia na proteção, contra 97,14% das máscaras cirúrgicas e 99,98% das máscaras N95. Dessa forma, como o próprio Ministério da Saúde anunciou, as máscaras caseiras de tecido podem ajudar na prevenção contra o novo coronavírus

Além disso, uma das vantagens das máscaras caseiras é que elas podem ser reutilizadas. Para isso, você apenas precisa lavar com água e sabão, deixar secar e passar com ferro quente. Ressaltamos que a máscara é individual, ou seja, não pode ser dividida com familiares. Cada um deve ter a sua para usá-la quando for necessário sair de casa 😉 

Ainda segundo recomendação dos órgãos de saúde, para ser eficiente como uma barreira física, a máscara caseira precisa ter, pelo menos, duas camadas de tecido – que podem ser de  de algodão, tricoline ou TNT. É de extrema importância que a máscara seja feita nas medidas corretas cobrindo totalmente a boca e nariz e que estejam bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.

Como fazer máscara de tecido?

Agora que você já sabe tudo sobre o uso das máscaras caseiras de tecido, vamos te ensinar o passo a passo para que você possa fazê-las em casa. Vamos conferir?

Passo 1 

Corte um pedaço quadrangular de um tecido com a estampa de sua preferência, com 32 cm de comprimento por 32 cm de altura, e dois pedaços de elástico com 25 cm cada.

Passo 2

Dobre o tecido ao meio e depois dobre mais uma vez para ficar com dupla camada. Coloque um elástico em cada lateral, passando o tecido dobrado por dentro deles e deixando os elásticos quase no meio do tecido. 

Passo 3

Para finalizar, dobre as laterais do tecido por cima dos elásticos e os puxe para colocar a máscara e ajuste-a no seu rosto. 

Como fazer porta-máscara?

O porta-máscara é uma alternativa prática de guardar as máscaras, para que elas não fiquem em contato com outras superfícies. Dessa forma, pode-se guardar máscara suja e limpa, em bolsos separados e que não se encontram. O mais bacana é que é super compacto e fácil de higienizar. 

#DicaMedquimheo: no canal no YouTube da Bia Feltz, ela ensina o passo a passo de como fazer porta-máscara. Não deixe de conferir!

Combine máscara e lenço!

A máscara se tornou acessório permanente do nosso dia a dia. Então que tal combiná-la com seus lenços e garantir um visual bem legal? Aproveite que as máscaras caseiras podem ter inúmeras estampas e cores para montar combinações com seus lenços 😉 

Conheça o blog da Medquimheo

O nosso blog é recheado de posts incríveis para te manter sempre bem informado. Aproveite mais conteúdos:

Dicas de atividades para realizar na quarentena

Dicas para manter a qualidade de vida e a saúde mental na quarentena