BLOG

Acompanhe dicas de saúde, nutrição e bem-estar em nosso Blog.

Março: mês de combate ao câncer colorretal

março 18, 2015 0
colorretal-cancer.jpg


Conhecido também como câncer do intestino grosso, o câncer colorretal é um dos tipos com maior incidência em todo o mundo, mesmo em cidades desenvolvidas. Só no Brasil ele é o segundo tumor que mais acomete mulheres e o terceiro que mais ocorre em homens. Março foi o mês eleito para ser o marco do combate à doença.

Sintomas e sinais do câncer colorretal

Pela ausência de manifestações clínicas é importante ficar atento a qualquer mudança ou sintoma diferente no corpo. Dirija-se ao seu médico ou consulte um coloproctologista caso ocorra:

  • Diarreia ou constipação
  • Cólica ou sensação de inchaço abdominal
  • Presença de sangue nas fezes
  • Perda de peso sem motivo específico
  • Náuseas e vômitos
  • Histórico familiar

Esses sintomas estão frequentemente relacionados a outras doenças. Sendo assim, consulte o médico para que ele possa realizar o diagnóstico correto. Em muitos casos esse tipo de câncer é diagnosticado quando se faz a colonoscopia para investigação de anemia ferropriva recorrente.

Boa alimentação ajuda no combate à doença

Manter hábitos saudáveis e, principalmente, uma alimentação rica em fibras, especialmente frutas e verduras, é extremamente importante na prevenção. Também é interessante reduzir o consumo de carnes vermelhas, defumados e embutidos.

Importância do diagnóstico precoce

Quanto antes for descoberto o câncer colorretal, mais fácil será a cura. Manter os exames em dia é a chave para manter-se longe de qualquer risco. Faça sempre que necessário uma avaliação médica, a pesquisa de sangue oculto nas fezes e a colonoscopia – esta pode ser, muitas vezes, além de diagnóstica, curativa por permitir a remoção de lesões pré-malignas como pólipos ou tumores em fases iniciais.

Por esse tumor ser silencioso, não espere sintomas para realizar os exames de rastreamento. Se todas as pessoas com 50 anos ou mais fizessem o rastreamento para do câncer colorretal, milhares de vidas poderiam ser salvas todos os anos. Previna-se!


Deixe um comentário

Campos obrigatórios estão marcados com *