BLOG

Acompanhe dicas de saúde, nutrição e bem-estar em nosso Blog.

Manchas roxas no corpo: conheça esse e outros sintomas de leucemia

março 2, 2018 0
sintomas-de-leucemia.jpg

Existem muitos sintomas de leucemia que podem passar desapercebidos em sua fase inicial, dentre elas as manchas roxas no corpo. Listamos sete sinais de quando é preciso procurar um especialista para diagnosticar essa doença, acompanhe!

Os primeiros indícios geralmente incluem cansaço excessivo e ínguas no pescoço e virilha. No entanto, os sintomas de leucemia podem variar de acordo com a evolução da doença, bem como do tipo de célula afetada, além da idade do paciente.

Mas o que é leucemia?

Esse tipo de câncer atinge os glóbulos brancos, também chamados de leucócitos, e tem como principal característica o acúmulo de células anormais na medula óssea, onde as células sanguíneas são formadas.

No paciente com a patologia ocorre uma produção descontrolada de glóbulos brancos doentes, que ocupam espaço na medula óssea reduzindo a fabricação de outras células. Isso pode ocasionar anemia (pela redução dos glóbulos vermelhos), hemorragia (pela redução das plaquetas) e comprometimento da função de defesa do organismo (por diminuição dos glóbulos brancos normais). Tudo isso gera uma sequência de sintomas de leucemia que precisam ser observados!

Existem diferentes apresentações da doença: aguda, crônica, linfoblástica e mieloblástica. Embora existam esses tipos, os sintomas de leucemia são geralmente os mesmos.

Os principais sintomas de leucemia incluem:

– Febre

– Fadiga

– Fraqueza

– Infecções frequentes

Manchas roxas no corpo

– Aumento do fígado ou baço

– Sangramento fácil

– Hemorragias nasais

– Dor nos ossos ou articulações

Manchas roxas no corpo: alerta

Entre os sintomas de leucemia que mais chamam a atenção estão as manchas roxas no corpo, que devem ser investigadas quando surgem sem motivo aparente. Estas manchas são provocadas pela queda na produção das plaquetas, que são responsáveis pelo processo inicial da coagulação do sangue. Quem tem leucemia pode apresentar manchas roxas no corpo.

Tratamento de câncer

leucemia

Somente um hematologista pode diagnosticar a leucemia, através de exames como hemograma completo ou de coagulação sanguínea e bioquímica, além do exame da medula óssea (mielograma) quando necessário. O tratamento deve ser iniciado o quanto antes, isso ajuda a aumentar as chances de cura! Pode ser feito com quimioterapia, imunoterapia ou transplante de medula óssea, de acordo com o tipo e a evolução do câncer.

Aqui, na Medquimheo, você tem todo o apoio necessário para o tratamento de câncer em Vitória. Depois de entender sobre os sintomas de leucemia e as manchas roxas no corpo, marque uma consulta com um especialista!

 


Deixe um comentário

Campos obrigatórios estão marcados com *