BLOG

Acompanhe dicas de saúde, nutrição e bem-estar em nosso Blog.

Lutar contra o câncer: perucas são aliadas da beleza!

outubro 16, 2015 0
perucas.jpg

Aliadas das mulheres no tratamento contra o câncer, as perucas podem ser feitas de forma industrial, artesanal ou personalizadas, auxiliando no resgate da autoestima de quem perdeu o cabelo durante as sessões de quimioterapia.

As perucas são aliadas da beleza na luta contra o câncerPriscila Gomes, psicóloga da Medquimheo, salienta que, assim como os lenços, chapéus e turbantes, as perucas mantêm a naturalidade e beleza na época do tratamento. “Esses acessórios são cada vez mais incorporados no dia a dia e colaboram para a mulher não se sentir inferior ou menos bonita”, pontua a psicóloga.

Para Dirceu Paigel, proprietário de uma perucaria especialista em atender pacientes em tratamento contra o câncer, as mulheres que o procuram sempre saem com a autoestima valorizada. “Hoje existem muitas formas de fazermos perucas, e o mais importante é fazer com que a pessoa encare o tratamento de forma mais positiva e jamais se sinta com a feminilidade afetada. Esse é o papel de uma peruca e sempre será o nosso papel também”, pontua Paigel.

Dicas Medquimheo

Decida-se sem pressão

Usar a peruca também exige coragem, e, por isso, certifique-se que esta será a melhor maneira para se sentir confortável e bem consigo mesma durante o tratamento.

A psicóloga Priscila ressalta que a autoestima é construída todos os dias por aspectos internos e externos. “É importante estar aberta para descobrir novos aspectos da beleza e feminilidade, respeitando a individualidade de cada mulher. Cada uma tem o seu tempo e momento, e, ao respeitar isso, o encontro com o espelho será feito de forma mais natural e sensível”, acrescenta.

Tire as dúvidas com o seu médico

Perguntas como “meu cabelo vai cair?”, “com quantas sessões de quimioterapia o cabelo começa a queda dos fios?” e “quanto tempo ele vai demorar para crescer?” são difíceis de serem questionadas, mas fundamentais para tomar a decisão.

Às vezes, no entanto, o médico não terá todas as respostas, mas a melhor opção é perguntar.

Peça dicas ao seu cabeleireiro

O seu cabeleireiro é quem melhor conhece o seu cabelo. Após conversar com seu médico e decidir usar a peruca, converse com ele e pegue dicas de cortes e tonalidades que combinam com o seu estilo, além de perucarias especializadas em atender pacientes com câncer.

Pesquise perucarias

Pesquisar perucarias especializadas em pacientes em tratamento de câncer é a melhor opção para uma escolha acertada. Procure indicações com o médico que a acompanha, o cabeleireiro, amigos e familiares. Ligue com antecedência, informe-se sobre o valor, se é possível visitar a loja e fazer testes e, principalmente, tenha certeza que se sente à vontade no local onde procura.

Agora é só usar

Depois de adquirir a sua peruca, use-a. E lembre-se: o mais importante é você estar bem consigo mesma, seja com peruca ou não.


Deixe um comentário

Campos obrigatórios estão marcados com *