A luta contra o câncer não pode parar!

O câncer é a segunda doença que mais mata no Brasil e, por esse motivo, a portaria do Ministério da Saúde GM nº 707, de dezembro de 1988, instituiu 27 de novembro como o Dia Nacional de Combate ao Câncer com objetivo de alertar a população brasileira sobre os diferentes tipos da doença, seus tratamentos e, principalmente a prevenção.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente 30% das mortes provocadas pelo câncer poderiam ter sido evitados através de ações preventivas e do diagnóstico precoce. O que nos leva a pensar o quão necessário é conscientizar as pessoas sobre a doença.
Pesquisas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), responsável pela coordenação e desenvolvimento de campanhas e estudos sobre a doença, observam que os tipos de câncer mais comuns em nosso país são, na ordem: câncer de pele, de próstata, de mama, de cólon e reto, de colo do útero, de pulmão e de estômago.
Também é comemorado, nesta mesma data, o Dia Nacional de Luta contra o Câncer de Mama, o segundo tipo de tumor que mais acomete mulheres no mundo, ficando atrás apenas do de pele, que é o mais frequente em ambos os sexos.
Prevenir-se é fundamental
O principal passo na luta contra o câncer é a prevenção. O estilo de vida que a pessoa leva pode estar diretamente relacionado à doença, por isso é necessário eliminar alguns hábitos e acrescentar outros em nossas vidas, como por exemplo, evitar a exposição ao sol das 10 às 16h, principalmente sem proteção. Outros métodos preventivos são: não fumar, ter uma alimentação saudável e equilibrada, praticar atividades físicas e evitar bebidas alcoólicas.
Mulheres devem ter atenção
Além disso, as mulheres devem fazer exames ginecológicos preventivos, como o Papanicolau e a mamografia, anualmente. A vacinação contra o HPV também é superimportante.
Homens precisam se prevenir
Os homens também precisam se prevenir! Os exames preventivos PSA e o toque retal devem ser realizados a partir dos 50 anos de idade, com exceção daqueles que apresentam casos de câncer de próstata na família, que devem realizá-los a partir dos 45 anos.
Nós da Medquimheo apoiamos a luta contra o câncer e acreditamos que a prevenção é indispensável para diminuirmos os números dos índices da doença a cada ano!