BLOG

Acompanhe dicas de saúde, nutrição e bem-estar em nosso Blog.

Linfoma: 2º tipo de câncer que mais atinge jovens

outubro 11, 2017 0
linfoma-sintoma-cancer.jpg

Você sabia que o linfoma é o segundo tipo de câncer que mais atinge jovens entre 15 e 29 anos no Brasil? É o que diz os estudo realizado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) em parceria com o Ministério da Saúde. Neste mês de setembro, é comemorado o Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas (15) e, por isso, nada melhor do que aprender um pouco mais sobre a doença. Veja!

Linfoma atinge 12% dos jovens com câncer

Do número total de jovens diagnosticados com câncer no Brasil, 12% foram acometidos por linfoma. Os homens são os mais atingidos, com taxa aproximada a 32 por milhão, seguido por cerca de 28 por milhão entre as mulheres.

Na Grande Vitória, dados mais recentes do Inca identificaram 182 casos de linfoma. Os números correspondem a aproximadamente 17% dos diagnósticos de câncer no estado, sendo o segundo que mais acomete os pacientes capixabas.

Identificando a doença

A hematologista aqui da Medquimheo Juliana Velloso Scatolino explica que o linfoma é um tipo de câncer que acomete o sistema linfático, responsável pela defesa do organismo contra infecções e doenças.

A Dra. Juliana explica que o problema se inicia quando um linfócito, tipo de glóbulo branco presente no sangue, se transforma em uma célula doente.  Por isso, é importante identificar o linfoma no estágio inicial para que tratamento seja bem sucedido. “O conhecimento e a identificação da doença precocemente ajuda no sucesso do tratamento, possibilitando a cura”, explica.

Sintomas

O linfoma se caracteriza pela febre, principalmente no final do dia (vespertina) e ausência de apetite. Além disso, a fadiga, perda de peso, sudorese e aumento dos linfonodos (gânglios) no pescoço, axilas ou virilhas são alguns dos sintomas mais comuns e que podem sugerir algum tipo de linfoma.

linfoma-sintoma-cancer-jovens

O linfoma possui cura! A Medquimheo reúne profissionais especializados para realizar o tratamento de câncer em Vitória e Serra. Marque uma consulta!


Deixe um comentário

Campos obrigatórios estão marcados com *