BLOG

Acompanhe dicas de saúde, nutrição e bem-estar em nosso Blog.

Julho Verde: conscientização do câncer de cabeça e pescoço

julho 24, 2018 0
campanha-julho-verde.jpg

Fazer consultas regularmente, exames preventivos contra o câncer e monitorar como está o nosso corpo, com auxílio de um profissional. Esses cuidados parecem ser óbvios, mas diante de uma rotina agitada, são deixados de lado. Isso acontece com você?! Esses são alguns dos motivos para que o calendário da saúde traga à tona datas e marcos tão importantes, que nos auxiliam como verdadeiros lembretes de que é preciso parar de vez em quando e cuidar desse bem tão precioso chamado saúde!

Neste dia 27 é celebrado o Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço e, ao longo de todo este mês, a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, tem promovido atividades de conscientização sobre o câncer nessas regiões do corpo. A iniciativa ganhou nome e sobrenome: Julho Verde. E nós, da Medquimheo, temos muito orgulho em dizer que abraçamos esta causa.

Continue lendo esse post que preparamos com todo o carinho para você e saiba mais!

Informação + prevenção

Toda a nossa equipe entende que a informação é um fator determinante para a prevenção de qualquer tipo de câncer. Para a nossa oncologista Carolina Conopca, a abordagem das campanhas de saúde possui resultados notórios.

“No Outubro Rosa, uma das datas mais conhecidas, a quantidade de mulheres que procura fazer o exame preventivo contra o câncer de mama é significativamente maior. Essa é a intenção: despertar a população para doenças que podem trazer consequências negativas para a saúde e qualidade de vida e, com o Julho Verde, o objetivo também é esse”, explica.

Sobre o Câncer de cabeça e pescoço

O câncer de cabeça e pescoço é uma doença que apresenta sintomas como aparecimento de feridas com tons brancos e vermelhos, má cicatrização, dificuldade para falar ou engolir, emagrecimento e nódulos no pescoço.

Quando falamos desse tipo de câncer, nos referimos às doenças na área da língua, laringe, faringe, glândulas salivares, seios nasais, cavidade oral e cavidade nasal. A patologia tem como possíveis causas o tabagismo, o alcoolismo, a má higiene bucal e infecções por HPV.

A incidência do câncer de cabeça e pescoço tem aumentando consideravelmente por conta da infecção pelo papilomavírus (HPV), que acontece por meio do sexo oral. Estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca) revelam que são pelo menos 49 mil novos casos anualmente no Brasil.

O que vem por aí?

No próximo mês, o Dia Nacional da Saúde (05) e o Dia Nacional de Combate ao Fumo (29), prometem surtir o mesmo efeito informativo. “É importante que toda a sociedade médica se una para promover a conscientização, tanto para fomentar a prevenção, quanto para desmitificar inseguranças dos pacientes que estão enfrentando as doenças”, finaliza a Dra.Carolina Conopca.

Continue acompanhando nosso blog e saiba mais sobre prevenção, dicas e mais informações sobre o tratamento do câncer!

Até a próxima!


Deixe um comentário

Campos obrigatórios estão marcados com *