BLOG

Acompanhe dicas de saúde, nutrição e bem-estar em nosso Blog.

Inverno: saiba os cuidados necessários!

julho 1, 2019 0
inverno-cuidados-cancer.jpg

O Inverno chegou e, com ele, as temperaturas mais baixas do ano! Mas, você sabia que os pacientes que estão em tratamento oncológico devem ter atenção especial à saúde nesta época? Neste post, a Medquimheoexplica mais sobre a relação entre o inverno e os cuidados nos tratamentos oncológicos e te apresenta dicas para aliviar os sintomas. Continue lendo!

Inverno e tratamento do câncer: qual a relação?

Com a chegada do inverno, os medicamentos quimioterápicos costumam acentuar a sensibilidade ao frio, provocando nos pacientes a sensação de formigamento ou de choque, principalmente nas mãos e nos pés. A oncologista da Medquimheo, Carolina Conopca, explica que as medicações também podem provocar queda na imunidade, aumentando o risco de infecções respiratórias, como resfriados e sinusites.

Por conta do frio, as pessoas costumam ocupar ambientes fechados e ficarem mais próximas. “Esses ambientes sem ventilação e com muitas pessoas não devem ser frequentados pelos pacientes em quimioterapia, pois aumentam o risco de se adquirir uma doença respiratória. O ideal é que os pacientes busquem ambientes arejados”, explica a oncologista.

Como aliviar os sintomas?

Separamos algumas dicas que irão te ajudar a se proteger durante o inverno. Confira:

  1. Mantenha-se agasalhado: invista nas roupas de frio, sem esquecer as extremidades. O uso de luvas, gorros, toucas de lã e meias grossas ajuda a manter a temperatura do corpo.
  1. Lave as mãos durante o dia: para prevenir algum tipo de infecção respiratória, como gripe ou sinusite, lave as mãos com água e sabão várias vezes durante o dia, especialmente antes das refeições.
  1. Opte por alimentos frescos: alimentos com grande concentração de nutrientes, fibras, vitaminas e antioxidades têm poder de recuperar o organismo. Além disso, beba bastante água!
  1. Evite ambientes fechados: como já explicamos, locais fechados e climatizados aumentam as chances de contrair uma doença respiratória. Opte por locais frescos e arejados!

Continue acompanhando o blog da Medquimheo! Separamos outros conteúdos que podem te interessar:

#DicaDaNutri: Alimentos que auxiliam no tratamento do câncer

Viagens longas podem causar trombose. Como prevenir?


Deixe um comentário

Campos obrigatórios estão marcados com *