BLOG

Acompanhe dicas de saúde, nutrição e bem-estar em nosso Blog.

Imunoterapia é eleita o maior avanço contra o câncer

junho 23, 2017 0
imunoterapia-medicamentos.jpg

Novas descobertas sobre o uso do sistema imunológico como estratégia de tratamento contra diversos tipos de câncer vêm apresentando resultados positivos. A imunoterapia é uma delas, eleita pela Sociedade Norte-Americana de Oncologia Clínica (Asco) como o maior avanço contra o câncer de 2017.

O que é imunoterapia

Capaz de estimular o organismo do paciente, a imunoterapia identifica as células cancerosas atacando-as, por meio de drogas que modificam a resposta imunológica. Entenda pela explicação da nossa médica aqui da Medquimheo, Morgana Stelzer Rossi. “Essa forma de tratamento representa uma grande evolução na oncologia. O foco passa a ser a célula de defesa do corpo e não o tumor”.

Entenda sobre o tratamento

O câncer aparece quando ocorre um erro na duplicação das células do corpo, dando origem a uma célula cancerígena. Com o DNA comprometido, ela passa a se multiplicar rapidamente. A imunoterapia possui um papel importante para combater essa célula cancerígena.

imunoterapia-no-sistema-imunologico

Os primeiros resultados satisfatórios foram observados no tratamento de alguns tipos de tumores na pele (melanoma) e pulmão. No entanto, essa técnica de tratamento vem se mostrando propícia para combater outros tipos de câncer como: rim, ovário, cólon, bexiga, entre outros.

A imunoterapia vem sendo usada, principalmente, em casos de câncer em estágios avançados. “O uso da imunoterapia contra o câncer foi recentemente aprovado no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e tem sido oferecido em hospitais privados e por algumas instituições públicas que participaram da pesquisa”, destaca nossa oncologista.

Como funciona a imunoterapia

Ela é feita por diferentes medicamentos, que são aplicados no paciente via endovenosa ou subcutânea. Os imunoterápicos apresentam menos efeitos colaterais que a quimioterapia. A medicação diminui a dor do paciente, além de ser menos tóxica e mais eficaz.

Entendeu sobre a técnica? Aqui na Medquimheo temos uma equipe de oncologistas preparados para o melhor tratamento contra o câncer em Vitória!


Deixe um comentário

Campos obrigatórios estão marcados com *