BLOG

Acompanhe dicas de saúde, nutrição e bem-estar em nosso Blog.

HPV e câncer de colo do útero: entenda a relação

fevereiro 13, 2017 0
hpv-e-cancer-de-colo-do-utero.jpg

Você sabe o que significa HPV? É a sigla do Vírus do papiloma humano, um conjunto de vírus que são transmitidos principalmente através do contato sexual. O que muita gente não sabe é que o HPV está diretamente ligado ao câncer de colo do útero e é transmitido por contato sexual.

Segundo o último estudo publicado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), referente a 2015, o câncer de colo do útero representa 7,9% dos tumores no Brasil.

O que é HPV?

Segundo o nosso mastologista, que também é especializado em ginecologia, Cleverson Gomes Jr., o HPV é um vírus de contato, que tem afinidade pela superfície do corpo e não fica circulando pela corrente sanguínea, como outros. “Assim, se um indivíduo infectado pelo HPV encosta, atrita ou tem alguma outra forma de contato com uma pessoa sadia, ali pode haver a contaminação”, explica.

O diagnóstico é feito por meio de exames laboratoriais, além do exame clínico quando se tratam de verrugas genitais.

Tratamento

O tratamento contra o HPV não consiste na eliminação do vírus, porque uma vez alojado ele pode retornar a qualquer momento. Porém, existem medicamentos que controlam os sintomas e eliminam as lesões na pele.

Entre os métodos mais comuns para o câncer de colo do útero estão a cirurgia e a radioterapia. O tipo de tratamento dependerá do estágio da doença, tamanho do tumor e fatores pessoais, como idade e desejo de ter filhos.

Previna-se!

vacina-contra-hpv

O vírus do HPV pode ser prevenido com a vacina distribuída pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ela protege contra quatro tipos da doença: o 6, o 11, o 16 e o 18. Dois deles (6 e 11), estão relacionados com o aparecimento de 90% das verrugas genitais. Os outros dois (16 e 18) estão relacionados com 70% dos casos de câncer de colo do útero.

Além da vacina, a prevenção contra esse tipo de câncer também continua envolvendo o exame Papanicolau, que identifica possíveis lesões precursoras do câncer que, tratadas precocemente, evitam o desenvolvimento da doença.

Aqui na Medquimheo você pode contar com dois mastologistas para tirar todas as suas dúvidas e tratar o câncer de colo do útero. Além disso, nossa clínica ainda conta uma equipe especializada para o tratamento do câncer em Vitória e na Serra.


Deixe um comentário

Campos obrigatórios estão marcados com *