BLOG

Acompanhe dicas de saúde, nutrição e bem-estar em nosso Blog.

Hipertensão: causas, sintomas e como prevenir!

maio 14, 2019 0
hipertensao-causas-sintomas-prevencao.jpg

Também chamada de pressão alta, a hipertensão arterial é uma doença crônica, identificada quando os níveis da pressão sanguínea nas artérias estão elevados.

O problema maior está no fato de que como o sangue tem que ser distribuído corretamente por todo o corpo, o coração se esforça mais do que o normal, aumentando os riscos de acidente vascular cerebral, infarto, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca. Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil existem mais de 30 milhões de hipertensos, porém apenas 10% fazem o controle adequado. Para descobrir as causas, sintomas e como prevenir continue lendo o post!

Atente-se para as causas!

Apesar da doença ser herdada dos pais em 90% dos casos, existem alguns fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, como o fumo, consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, consumo elevado de sal (devido à maior tendência a reter sódio, que leva a retenção de líquidos e ao aumento da pressão arterial), altos níveis de colesterol e falta de atividade física. Uma observação importante é que a incidência da pressão alta é maior em pessoas negras, em diabéticos, e aumenta com a idade, já que as veias e artérias perdem a flexibilidade.

Alerta para os sintomas!

Dores no peito, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, dor de cabeça, visão embaçada e sangramento nasal podem ser sinais da hipertensão. No entanto, somente são notados quando há uma elevação realmente significativa da pressão.

Previna-se!

Adotar um estilo de vida saudável é o ponto-chave para reduzir o risco da doença. Separamos algumas dicas a serem seguidas:

  • Não abuse do sal. O ideal é utilizar outros temperos que ressaltam o sabor dos alimentos, como alho e cebola;
  • Pratique atividades físicas regulares;
  • Abandone o fumo;
  • Não abuse no consumo de álcool;
  • Evite alimentos gordurosos;
  • Prefira alimentos naturais, como frutas e verduras.

Exame médico anual

Medir a pressão regularmente é o primeiro passo para o diagnóstico precoce da hipertensão. Recomenda-se que pessoas com mais de 20 anos, meçam pelo menos uma vez ao ano. Contudo, em casos de históricos familiares, a aferição precisa ser realizada mais frequentemente. E, algumas vezes, são necessários outros exames. Somente o médico poderá definir o que é melhor em cada caso.

Para mais informações e dicas, continue acompanhando os posts da Medquimheo.Estamos sempre à disposição!


Deixe um comentário

Campos obrigatórios estão marcados com *