BLOG

Acompanhe dicas de saúde, nutrição e bem-estar em nosso Blog.

Hemofilia: tudo o que você precisa saber sobre a doença

maio 27, 2020 0
hemofilia.jpg

Um pequeno corte pode ser algo corriqueiro para a maioria das pessoas, mas para os hemofílicos, a realidade é diferente. No post de hoje, nós, da Medquimheo, preparamos um conteúdo especial com tudo o que você precisa saber sobre a hemofilia. Continue lendo e confira!

O que é hemofilia?

A hemofilia é uma doença hereditária e resulta de uma alteração genética no cromossomo X, que se manifesta quase exclusivamente em homens. A falta ou diminuição de proteínas responsáveis pela coagulação sanguínea dificulta que o corpo possa conter sangramentos, o que, sem o devido tratamento, pode resultar em hemorragias graves. Segundo dados do Ministério da Saúde, mais de 12 mil brasileiros são portadores da doença.

Quais são os tipos de hemofilia?

Entre os tipos de hemofilia existentes, os mais conhecidos são o A e o B. Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, a hemofilia tipo A é causada pela deficiência do Fator VIII e representa cerca de 80% de todos os casos registrados no país. Já a hemofilia tipo B é decorrente da falta do Fator IX –  uma substância muito importante para o processo de coagulação do sangue.

Quais são os sintomas da hemofilia?

Para a nossa hematologista, Dra. Alessandra Prezoti, dentre os principais sintomas apresentados pelos hemofílicos estão a presença de hematomas e sangramentos musculares e nas articulações.

Como o hemofílico deve se cuidar durante a pandemia de COVID-19?

Diante do atual cenário de pandemia, é dever de cada membro da sociedade aderir às medidas preventivas e ajudar no combate ao coronavírus. Durante esse período, os hemofílicos precisam adotar alguns cuidados especiais: além de seguir os protocolos da Organização Mundial da Saúde (OMS), como lavar as mãos frequentemente e seguir o isolamento social, o paciente com hemofilia não deve interromper o tratamento.

Conheça o blog da Medquimheo! 

Já que descobriu nosso blog, continue por aqui e confira mais conteúdos para se manter bem informado.

Primeiros sinais da hemofilia podem aparecer na infância

Esclareça suas dúvidas sobre as doenças no sangue

 

Fonte: Dra. Alessandra Prezoti, hematologista Medquimheo, CRM ES 6782.


Deixe um comentário

Campos obrigatórios estão marcados com *