Uveíte

março 14, 2017

Uveíte é uma doença inflamatória na parte dos olhos que acomete o trato uveal, composto pela íris (estrutura que dá cor aos olhos), corpo ciliar e coroide (composto por vasos sanguíneos).

Em alguns casos, a inflamação atinge também o nervo ótico e a retina. Ela pode se manifestar em um olho ou nos dois olhos, sendo classificada como anterior, intermediária e posterior, conforme o segmento ocular em que o distúrbio se manifesta.

As causas da uveíte podem ser traumáticas, infecciosas, tumorais e autoimunes. Entre os principais sinais de uma uveíte estão o olho vermelho, devido ao processo inflamatório, bem como o embaçamento visual e a dor. O diagnóstico é o primeiro passo para o tratamento dessa doença, que é realizado com colírios, medicamentos orais ou endovenosos.

A uveíte pode causar perda parcial da visão ou cegueira completa por conta de desarranjo das estruturas intraoculares. Catarata, glaucoma, descolamento de retina, membranas retinianas, atrofia óptica, oclusões vasculares e atrofia de globo ocular são exemplos de complicações causadas por uveítes.