Trombose

fevereiro 1, 2017

Normalmente denominada apenas como trombose, a Trombose Venosa Profunda (TVP) resulta na formação de um coágulo dentro das veias, mais frequentemente nas pernas.

O coágulo bloqueia o fluxo de sangue, provocando dor e inchaço no local onde se forma. Quando ele se desprende da veia e segue na corrente sanguínea – processo conhecido como embolia – a situação pode causar graves lesões.

Permanecer muito tempo sentado, prejudicando a circulação sanguínea, é um dos fatores que aumentam a predisposição para a trombose. Além disso, o excesso de peso também aumenta a pressão sobre as veias, dificultando a passagem do sangue. Outro fator que contribui é o hábito de fumar, pois o cigarro pode provocar alterações nas paredes do vaso sanguíneo, aumentando o risco de desenvolver um coágulo.

Para se prevenir, é essencial evitar os hábitos relacionados à trombose como o fumo e o sedentarismo, além de manter uma rotina de exercícios  físicos e não permanecer muito tempo sentado ou deitado. O acompanhamento periódico com o hematologista é essencial para pessoas que já identificaram uma predisposição à doença.