Oncologia pediátrica

abril 17, 2018

A Oncologia pediátrica é uma especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento de câncer em crianças e adolescentes, desde o período neonatal até os 18 anos. As doenças tratadas pela oncologia pediátrica correspondem a um grupo de várias doenças que têm em comum a proliferação descontrolada de células cancerígenas e pode ocorrer em qualquer local do organismo.

O câncer que acomete crianças e adolescentes de até 19 anos de idade é considerado raro quando comparado aos tumores que afetam os adultos. Cerca de 1% a 3% de todos os tumores malignos na maioria das populações ocorrem em crianças e adolescentes.

As neoplasias mais frequentes na infância são as leucemias (doença maligna do sangue), seguidas pelos tumores do sistema nervoso central e pelos linfomas (câncer dos gânglios linfáticos – ínguas). Também acometem crianças o neuroblastoma (tumor de células do sistema nervoso periférico, frequentemente de localização abdominal), tumor de Wilms (tumor renal), retinoblastoma (tumor da retina), tumores de células germinativas (acometem geralmente os ovários, testículos, mas podem estar presentes em outros órgãos e até no cérebro), osteossarcomas (tumores ósseos) e os sarcomas de partes moles (músculos).

Na oncologia pediátrica a probabilidade de cura é de cerca de 70% para muitas das doenças e em algumas delas os índices chegam a mais de 90%. Por isso, na Medquimheo, o objetivo é manter todo o tratamento oncológico sensível às necessidades individuais do paciente!