Manchas roxas de leucemia

maio 28, 2018

É comum associar manchas roxas à leucemia, principalmente quando encontradas em maior quantidade pelo corpo. Porém, é importante esclarecer que as manchas roxas de leucemia também podem ocorrer em outros casos. Conhecidas como equimoses, essas manchas não são necessariamente manchas roxas de leucemia, podendo ser causadas por distúrbios da coagulação do sangue, deficiência de vitamina C, entre muitas outras causas.

Quando estão relacionadas ao câncer, as manchas roxas de leucemia ocorrem porque a ocupação da medula óssea pelas células da leucemia provoca queda na produção das células normais. A redução da produção dos glóbulos denominados plaquetas pode influenciar no surgimento das manchas roxas de leucemia, isso porque elas são as células responsáveis pelo processo inicial da coagulação do sangue.

Geralmente, pacientes com baixo índice de plaquetas podem apresentar sangramentos, principalmente na gengiva e manchas roxas na pele. No caso de surgirem tais alterações é necessária a realização de um hemograma que irá verificar se a contagem de plaquetas está alterada. Caso seja detectada alguma anormalidade, o hematologista deverá ser consultado para investigar a causa desta alteração até chegar a um diagnóstico final.